DAE Jundiaí conquista duplo A em avaliação da Austin Rating

Publicada em 11/08/2023 às 14:56

Em sua primeira avaliação por uma agência classificadora de risco de crédito, a DAE Jundiaí conquistou a nota “brAA”, segundo a Austin Rating. Enquadrada na categoria de “rating corporativo”, a classificação indica que a empresa “tem perspectiva estável e alto grau de solidez financeira”. A nota foi apresentada, nesta sexta-feira (11), a empresários e comerciantes da cidade, além de gestores municipais e da equipe da DAE, em um encontro realizado na Prefeitura de Jundiaí.

De acordo com a escala de confiança utilizada pela Austin, há nove notas possíveis – a obtida pela DAE é a segunda maior. O economista-chefe da agência, Alex Agostini, destaca o trabalho da empresa, além das iniciativas para melhorar a governança e novos projetos, entre os quais a ampliação de sua atuação. Segundo ele, são poucas as concessionárias de saneamento que buscam a avaliação.

Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi avalia que a DAE é exemplo de transparência e governança

“O rating corporativo analisa aspectos de gestão, governança e saúde financeira de uma empresa. A DAE fez a lição de casa e está à frente de outras empresas, especialmente em função dos investimentos e índices conquistados. Obter uma nota com duplo A, já em sua estreia, comprova estes esforços”, avalia Agostini.

Para o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antônio Parimoschi, a DAE é exemplo de transparência, sustentabilidade e governança. “Os dados retratam a realidade. Jundiaí tem investido no essencial e é um recorte do Brasil que deu certo.”

O prefeito Luiz Fernando Machado ponderou que este é um processo contínuo. “Não é resultado de um governo, mas de um processo que vem ao longo dos anos. Olhamos a cidade com o viés da economia, mas também pelo desenvolvimento social”, afirmou o prefeito, que lembrou que Jundiaí é a Cidade das Crianças, da qual a DAE faz parte. “Eu acredito que a DAE integra a Cidade das Crianças não apenas pelo Mundo das Crianças e pelo Parque da Cidade, mas por entregar uma água de qualidade, que gera saúde às nossas crianças”, afirmou.

O diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, ressaltou que a conquista é fruto de um trabalho de diferentes administrações. “É motivo de orgulho ser presidente de uma empresa que cresce com qualidade e responsabilidade. Com esta avaliação, vemos que podemos avançar cada vez mais, principalmente na região metropolitana”, pontuou.

Segundo o diretor superintendente de Gestão da DAE, Evandro Biancarelli, nos últimos anos a DAE focou em aperfeiçoar a governança. “Iniciativas como a publicação do Relatório de Sustentabilidade e o treinamento sobre ESG realizado junto às lideranças da empresa estão entre elas”, elencou. O presidente da Câmara, Antonio Carlos Albino, e o vereador Madson Henrique também prestigiaram o evento.

Confiança

Presidente do Sindicato dos Comerciários, Milton de Araújo, elogiou a atuação da DAE. “A DAE tem ótimos resultados e só temos a agradecer pela qualidade da água que chega às nossas casas”, comentou.

Marcelo Paranzini, gerente do Sebrae Jundiaí, analisa que a nota é um reconhecimento do trabalho realizado pela cidade como um todo. “Demonstra confiança, longevidade e sustentabilidade. Parabéns à DAE e à Jundiaí.”

Sobre a agência

A Austin Rating é uma agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira. Foi a primeira empresa nacional a conceder ratings no Brasil. Além do pioneirismo na classificação de risco de crédito, a empresa se caracteriza pelo desenvolvimento de metodologia própria, a qual adapta padrões internacionais ao mercado financeiro nacional e suas particularidades.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE/PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/11/dae-jundiai-conquista-duplo-a-em-avaliacao-da-austin-rating/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original