Debate do Plano de Desenvolvimento Econômico resulta em criação de Câmara Técnica na RMJ

Publicada em 18/08/2023 às 09:00

Jundiaí e os municípios vizinhos decidiram, nesta quinta-feira (17), constituir a Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). A medida foi tomada durante reunião sobre o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII), realizada nesta quinta-feira (17), no Paço Municipal, entre os gestores de Desenvolvimento Econômico e de Governo e Finanças das sete cidades integrantes (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Louveira e Cabreúva).

O ofício com a solicitação ao Governo do Estado será assinado pelos municípios, com foco em ações e projetos voltados ao desenvolvimento regional. Os representantes da RMJ também já articulam uma reunião com o Executivo estadual, para apresentação de um plano integrado, voltado ao desenvolvimento econômico e social da RMJ. Cabe às Câmaras Técnicas o papel de deliberar sobre planos, projetos, programas, e obras estratégicas a serem executados na Região Metropolitana, inclusive na busca por recursos para essas finalidades junto ao governo estadual.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA OS SECRETÁRIOS E RESPONSÁVEIS PELOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A REGIÃO METROPOLITANA DE JUNDIAÍ. ELES ESTÃO EM PÉ, UNS AO LADO DOS OUTROS, POSANDO PARA A FOTO
Câmara Técnica vai ajudar os municípios no planejamento estratégico da Região Metropolitana de Jundiaí

Responsável pela sugestão de criação da Câmara Técnica, José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, destacou a importância desta união. “O objetivo é unir esforços para a criação de um planejamento estratégico, com foco principalmente nos arranjos produtivos regionais. Estamos em meio ao processo de construção do PDEII (Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização) e os desafios que temos daqui para a frente precisam ser discutidos também com as demais cidades”, destacou.

A convocação dos municípios para a reunião foi feita pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. “Essa integração é necessária, até porque as demandas existentes são as mesmas, seja por mais mobilidade, melhorias no transporte coletivo, moradia, saúde, segurança. Essa reunião também faz parte da última fase do PDEII, pois as cidades vizinhas também precisam ser ouvidas neste debate sobre o desenvolvimento econômico”, ressaltou o gestor Cristiano Lopes.

FOTO COLORIDA MOSTRA GESTORES E REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE JUNDIAÍ DURANTE REUNIÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. ELES ESTÃO SENTADOS
Próximo passo é definir um plano para apresentar ao Governo do Estado: projetos e ações para a RMJ

Os representantes da RMJ aprovaram a iniciativa. “Se não nos unirmos como Região Metropolitana, não conseguiremos viabilizar o que é necessário para os nossos municípios. Com esse trabalho em conjunto, de forma planejada, vamos buscar isso junto ao Governo do Estado”, afirmou Paulo Fávaro, vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Limpo Paulista. “Esse encontro foi extremamente importante para uma iniciativa regional. Cada um aqui pensa e atua no seu município, mas as questões que os envolvem são institucionais, comuns a todos. Por isso a união faz muito sentido”, declarou Pedro Geraldo de Campos Neto, secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Louveira.

Participaram, ainda, Mirna Cassiano Cruz (secretária de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio, Indústria e Comércio), de Cabreúva; João Tosi (Diretor de Comércio), de Itupeva; Fernando Pasqualino (vice-prefeito e Gestor de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Fazenda) e Maycon de Nóbrega (Gestor Executivo de Fazenda), de Várzea Paulista; Paulo Martinelli (Diretor de Planejamento e Gestão) e Augusto Pereira Filho (secretário de Obras e Planejamento), de Campo Limpo Paulista; Mauricio Alan Bertolotti (secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico) e Reginaldo dos Santos Zormegnan (secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico); Daniela Colagrossi (chefe da Divisão de Uso e Ocupação do Solo e integrante do Comitê Gestor do PDEII), de Jundiaí.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA O PREFEITO LUIZ FERNANDO MACHADO, DURANTE REUNIÃO SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
Balanço das atividades do PDEII é passado ao prefeito Luiz Fernando Machado: trabalho 85% concluído

Ouvir as pessoas

O Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização de Jundiaí já teve 85% do trabalho concluído. O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu um balanço do trabalho, nesta quinta-feira (17), feito pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (representada pelo gestor adjunto de Empreendedorismo, Wagner da Silva Soares) e pela Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo (FESP). Até o momento, foram realizadas 14 oficinas e mais de 1,6 mil entrevistas com instituições, empreendedores e entidades ligadas ao setor econômico da cidade. Uma audiência pública também será realizada. “É uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento de Jundiaí, que tem como desafio manter a qualidade de vida e os bons índices alcançados. Nos destacamos justamente por olhar para o futuro a partir da realidade das pessoas, que estão sendo ouvidas. Virá exatamente da base as decisões que o poder público deverá tomar”, ressaltou Luiz Fernando.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/18/debate-do-plano-de-desenvolvimento-economico-resulta-em-criacao-de-camara-tecnica-na-rmj/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original