Com redução de 53% na fila de espera, mutirão de cirurgias eletivas avança na cidade

Publicada em 19/08/2023 às 08:00

Quase 8 meses após o início do Mutirão de Cirurgias Eletivas, a ação promovida pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em parceria com o Hospital Universitário (HU) e a Prefeitura de Jundiaí, já beneficiou, por meio do convênio, mais da metade dos pacientes que aguardavam na fila para procedimento cirúrgico no município. Ao todo, a instituição registrou uma redução de 53% na fila de espera. Os elogios ao equipamento de saúde e a solução para a demanda represada durante os momentos mais críticos de combate à covid-19, são frequentes e reforçam a importância do trabalho de retomada. Durante o cenário pandêmico, a instituição, referência para esses casos, chegou a operar com 100% de sua capacidade voltada para internações de pacientes infectados.

A realização das cirurgias é dividida entre o centro cirúrgico do HSV, HU e Hospital Regional, e englobam especialidades de baixa, média e alta complexidade, como ortopedia, oncologia e urologia, por exemplo. São realizadas, em média, mensalmente, 736 cirurgias, sendo 396 de urgências e 340 eletivas. A segmentação garante agilidade na campanha, que tem como meta finalizar o ano com 3 mil pacientes atendidos. O investimento foi da ordem de R$ 20 milhões recebidos do governo do Estado.

A Sandra Mara Mendes Santana, de 48 anos, compartilha com alegria a realização de sua cirurgia. “Eu tive Chikungunya e a doença inflamou as minhas articulações, ocasionando o túnel do carpo. Comecei a ter vários sintomas que me limitavam, dificultavam o meu dia a dia, principalmente porque meu trabalho é braçal e exige força. Por isso, precisei de duas cirurgias. Fiz uma delas há quatro meses e agora fiz mais uma. Aguardei na fila por dois anos, pois suspenderam durante a pandemia, então estar aqui agora é um alívio. Não tenho palavras para agradecer o atendimento e a atenção que recebi do Hospital São Vicente e do Hospital Universitário”.

Cirurgias eletivas estão sendo realizadas nos centros cirúrgicos do HSV, HU e Regional; Sandra e Hiolete preparadas para procedimento

A Hiolete Maria de Souza, de 53 anos, também passou pela mesma cirurgia. A paciente relata a experiência que teve em outros serviços. “Eu falo com certeza da importância do atendimento que tenho aqui. Eu já morei em outra cidade e nunca tive acesso à saúde como tenho em Jundiaí. Por isso, faço questão de falar e parabenizar a gestão da cidade. Esperei por bastante tempo, mas nunca fiquei sem suporte. Esse mutirão agilizou muito esse processo. Só sei que tudo está maravilhoso e sou extremamente grata pelo atendimento que recebo aqui”.

“Em nosso governo, a saúde da população é uma das prioridades. O Mutirão de Cirurgias Eletivas vem ao encontro disso, tirando as pessoas da fila de espera e trazendo maior agilidade na realização dos procedimentos de média e baixa complexidade”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

“A pandemia da COVID-19 impactou a saúde, não somente ao longo dos três anos de maior gravidade da doença, como após, pelo represamento de cirurgias. Jundiaí se organizou e operacionaliza o mutirão de cirurgias, a partir de parceria com o Hospital São Vicente e Hospital Universitário. Nos próximos meses, mais iniciativas serão realizadas para o avanço no atendimento”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

“O Hospital São Vicente investe em adequações em sua infraestrutura para garantir melhor acolhimento e atendimento dos seus pacientes. Um exemplo disso é o novo Ambulatório de Ortopedia e o novo Ambulatório de Especialidades, inaugurado no ano passado. É certo que houve um represamento de procedimentos cirúrgicos em função da pandemia e que o nosso desafio aumentou, mas o HSV volta os seus esforços para equalizar a demanda reprimida. Em comparação com o período pré pandemia, o Hospital já ampliou em quase 10% o número de cirurgias de média e alta complexidade. Entendemos que a assistência deve ser integral e plena, desde o primeiro atendimento do paciente até sua recuperação completa. Para realizar a cirurgia, o paciente precisa estar apto, o que implica na realização de uma série de exames, reavaliação médica e cuidados que visam atualizar o seu quadro clínico. Isso está sendo realizado em nossos Ambulatórios. É um desafio, mas nosso serviço de saúde é um dos melhores do Estado, referência em diversas especialidades e absorve com responsabilidade e comprometimento as demandas do município e região. Aos poucos, vamos retornando ao pleno funcionamento do serviço”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Cirurgias eletivas realizadas em oito meses já eliminaram em 53% a fila de espera dos procedimentos

Assessoria de Imprensa HSV
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/19/com-reducao-de-53-na-fila-de-espera-mutirao-de-cirurgias-eletivas-avanca-na-cidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original