Abrigos institucionais são visitados por equipes da Prefeitura

Publicada em 21/08/2023 às 14:36

Como parte das iniciativas da Prefeitura de Jundiaí para o fortalecimento do trabalho voltado ao pleno desenvolvimento das infâncias, os abrigos institucionais Casa de Nazaré e Casa Transitória, organizações com as quais a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) celebra termo de colaboração, foram visitadas na manhã desta segunda-feira (21).

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e, desde 2017, aplica políticas públicas consistentes e de maneira intersetorial, visando o desenvolvimento das infâncias e a qualidade de vida para todas as idades. É importante estarmos sempre junto às instituições, conversando e pensando em novos projetos”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado, na Casa de Nazaré.

Fortalecimento do trabalho voltado ao pleno desenvolvimento das infâncias foi tema das visitas

A gestora da UGADS, Maria Brant, ressaltou que as duas instituições fazem um trabalho referência no abrigamento de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, motivado por decisão judicial por conta de violação de direitos. “São grandes parceiros e é fundamental, cada vez mais, fortalecermos o trabalho junto à rede socioassistencial até o retorno dessas crianças à família de origem, à família extensa (parentes próximos) ou, até que sejam esgotadas as possibilitadas, a adoção”, frisou.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, também enfatizou os benefícios de um olhar multiplataforma para todas as crianças. “Acreditamos que, com os investimentos feitos nessa etapa da infância, nós conseguimos reduzir as desigualdades e prover os cuidados essenciais para que as crianças tenham o desenvolvimento necessário. Jundiaí tem a plataforma ‘Alertas Primeira Infância’, que aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, cruzando dados e emitindo alertas que permitem a tomada de decisões antes do agravamento de diversas situações”, destacou.

Para as equipes dos abrigos, a visita dos gestores municipais foi importante. “É bom podermos conversar sobre os avanços e dificuldades. Com uma rede ativa, a tendência é reduzirmos os abrigamentos”, comentou a coordenadora da Casa de Nazaré, Maria Aparecida da Silva.

“É bom podermos mostrar e compartilhar o que estamos fazendo e termos esse olhar da Prefeitura para o tema e para a casa, que já tem 40 anos”, avaliou o presidente da Casa Transitória, Fernando Batista da Silva.

Abrigos institucionais são visitados por equipes da Prefeitura

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/21/abrigos-institucionais-sao-visitados-por-equipes-da-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original