Assessoria para Igualdade Racial promove 2ª edição da homenagem ‘Tereza de Benguela’

Publicada em 21/08/2023 às 07:09

A Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial, ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) promoveu, na semana passada, a segunda edição da Homenagem Tereza de Benguela, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e reuniu mulheres importantes na luta pelos direitos da comunidade negra na cidade. A homenagem foi realizada em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Jundiaí (CMPDCN), presidido por Maria Elizabete da Silva.

Foram oito mulheres homenageadas: Maria Teresa Bonifácio (Tetê), Elisângela Mendes Silva, Marta Maria Gurgel do Nascimento, Tatiane de Lourdes Alves, Maria de Fátima da Silva, Edna Aparecida Oliveira Santos, Ana Maria de Souza (Ana Preta) e o Coletivo #PretaEu.

“Tudo o que eu fiz pela arte, pela cultura e pela dança foi para mostrar que nós, mulheres negras, temos poder. É uma emoção muito grande ser reconhecida e estar aqui, pois o prêmio que eu recebo hoje é para todas as mulheres que lutam como eu”, afirmou Tetê.

Homenagem é feita em em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

“É muito importante fazer homenagear quem ajuda a construir a nossa história diariamente. Esse evento é para reconhecer a história e a importância dessas mulheres, que fazem um trabalho fundamental para a nossa população”, ressaltou o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

“Hoje é um dia de festa, alegria e muito orgulho, pois essas mulheres fazem um trabalho de extrema importância para nossa sociedade. Só temos o que agradecer ao fomento à cultura negra, enfrentamento ao racismo, trabalho com pessoas em vulnerabilidade social e fomento à cultura negra. Obrigado a tudo o que fazem em nossa cidade”, disse o Assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Silva.

Também estiveram presentes na homenagem a Superintendente da Fundação TVTEC, Mônica Gropelo; a Secretária de Comunicação de Feira de Santana/BA, Renata Maia; a Chefe da Secretaria da Mulher de Várzea Paulista, Patrícia Félix; os vereadores Dika Xique-Xique e Daniel Lemos; além de membros dos Conselhos Estadual e Municipal da Comunidade Negra.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/21/assessoria-para-igualdade-racial-promove-2a-edicao-da-homenagem-teresa-de-benguela/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original