DAE e Educação lançam Desafio do Consumo Consciente

Publicada em 21/08/2023 às 13:45

Quatro mil alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino vão participar do Desafio do Consumo Consciente e aprender, na escola e em casa, como preservar a água. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a DAE e a Unidade de Gestão de Educação, da Prefeitura de Jundiaí, apresentada, nesta segunda-feira (21), pela equipe do Serviço Social da empresa aos coordenadores da Educação.

Coordenadores de 46 escolas municipais receberam o material, entregue pela equipe de Serviço Social da DAE e pelos mascostes do Parque da Cidade

Um kit com um jogo de tabuleiro, no qual estão os mascotes do Parque – a garça Nina, a capivara Fofucha e o macaco Kiko – e uma cartilha sobre a água no planeta e dicas de uso racional foram entregues a 46 escolas. Em sala de aula, os materiais serão trabalhados pelos professores, enquanto os alunos poderão, em casa, anotar a leitura do hidrômetro e acompanhar o consumo de suas famílias.

A ação é resultado de um Projeto de Trabalho Socioambiental (PTSA), realizado pela DAE em função do contrato nº 0426.313-90/2013, firmado com a Caixa Econômica Federal, para a construção de novos reservatórios de água tratada na cidade.

“O projeto teve início em 2015 com gincanas, contou com ações na Serra do Japi, a realização de um trekking e, agora, foi concluído com a entrega deste material”, explicou a chefe da Seção de Serviço Social da DAE, Gláucia Noguero. Segundo ela, mais de 25 mil pessoas foram beneficiadas com este trabalho.

Além da entrega do material, os coordenadores assistiram a uma palestra sobre água e saneamento básico, ministrada pelo encarregado de Educação Ambiental da DAE, Danilo Resende de Moraes. “Já os desafios serão acompanhados pelo servidor Francisco Manoel Soares, que coordena o programa Águas de Jundiaí e de quem partiu a ideia do jogo e da cartilha”, detalha Gláucia.

Trabalho integrado

Coordenadora da EMEB Antonino Messina, no Jardim Bonfiglioli, Juliana Jesus Andrade avalia que a iniciativa vai contribuir com a aprendizagem. “É um material lúdico e as crianças vão adorar jogar. A proposta é que aprendam brincando”, disse.

Para Walkiria Plaza Nunes, coordenadora da área socioambiental da UGE, o envolvimento de toda a escola faz a diferença. “É fundamental a participação de toda a escola para que o projeto realmente aconteça. A parceria com a DAE vem de muitos anos e é sempre enriquecedora.”

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/21/dae-e-educacao-lancam-desafio-do-consumo-consciente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original