Mês do Patrimônio: palestra trata de profissões voltadas à preservação

Publicada em 23/08/2023 às 17:22

Como parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2023, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promoveu, na tarde dessa terça-feira (22), uma roda de conversa com mais de cem alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Cecília Rolemberg Porto Guelli, na vila Rio Branco.

Com tema “Atuando na Área do Patrimônio Cultural”, a atividade trouxe profissionais para tratar dos diversos segmentos e carreiras vinculados à proteção patrimonial. “Esta atividade tem como objetivo trazer as possibilidades futuras para estes jovens, que estão em fase de escolher seus estudos e carreiras. Como a UGC já possui uma importante parceria com esta escola, que vem participando das edições da Rota Afro, achamos interessante propor esta atividade descentralizada para seus alunos”, explicou o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco.

Mais de cem alunos da escola participaram da atividade temática

A roda de conversa contou com as seguintes participações especiais: do arqueólogo professor doutor Marcos Rogério Carvalho; a historiadora Elisabete Watanabe e o sociólogo Rafael Balseiro Zin, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas; e do arquiteto Anderson de Sá, da Superintendência de São Paulo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); que, dentro de suas carreiras, abordaram as possibilidades de atuação profissionais na proteção patrimonial.

Mais Mês do Patrimônio
A programação do Mês do Patrimônio segue ao longo de agosto. Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), será realizada a 11ª edição do Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial, que traz como tema “Patrimônio Cultural, Educação e Economia Criativa: Humanidades e Processos Formativos”. Já neste sábado (26), está programada uma visita mediada ao Centro Histórico para inscritos.

Entre esta segunda (28) e a quarta-feira (30), serão promovidas rodas de conversas por grupos sobre a Rota Afro. E para encerrar a programação, na quinta-feira (31), a partir das 19h, a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe a abertura da exposição “Memórias da Terra Querida, Jundiaí”, do artista plástico Luca Ferrari.

Cada um em sua área de atuação, Anderson, Elisabete, Rafael e Marcos Rogério trataram das possibilidades de preservação patrimonial

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/23/mes-do-patrimonio-palestra-trata-de-profissoes-voltadas-a-preservacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original