Semana do Feirante: Encontro trata da boa manipulação dos alimentos
Publicada em 23/08/2023 às 14:25Nesta quarta-feira (23), feirantes receberam uma capacitação, no auditório do Paço Municipal, sobre a importância da manipulação dos alimentos no dia a dia do trabalho nas feiras e varejões da cidade. A palestra faz parte da programação da Semana do Feirante, organizada pela Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Prefeitura de Jundiaí. A especialista em manipulação de alimentos, Fabiana Ribeiro de Magalhães, conduziu o encontro.
Os feirantes receberam orientações como o manejo correto de produtos, alertas sobre contaminação, além de roupas e equipamentos adequados para o uso de trabalhadores que manejam alimentos. “Nós procuramos fazer todos os dias um trabalho melhor. E a nossa preocupação com a qualidade e manipulação dos alimentos é diária. Por isso investimos bastante em treinamento e também em equipamentos”, disse o feirante Flavio Mituru Eguchi, da L&F Pastéis, que participa de várias feiras livres e varejões da cidade.

“A alimentação, pensando em segurança, envolve muitos aspectos. Por isso exige muitos cuidados, como a preocupação com os fornecedores dos alimentos e de onde eles vêm, como o produto chega e, posteriormente, como a manipulação dos alimentos deve ser feita”, disse a palestrante Fabiana Ribeiro de Magalhães.
“Esses encontros buscam promover orientações e capacitações para vários desafios que os feirantes enfrentam do dia a dia do trabalho”, comenta o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. “Um dos nossos objetivos é ajudar a promover as feiras livres e varejões da cidade mostrando toda a diversidade disponível ao consumidor”, reforça a diretora de Abastecimento, Georgea Casoti.
A Semana do Feirante 2023 também contará com palestras de orientação sobre vendas e divulgação que podem ser conferidas neste link. Os feirantes e interessados poderão fazer as inscrições para as palestras entrando em contato com a Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) pelos telefones (11) 4589-8580/8542. A programação vai até sexta-feira (25), quando será realizado o 1º Festival do Pastel de Feira, no Parque da Uva, junto à FENS.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
- 
				 30/10/2025 
				
					 Com melhorias da Prefeitura, varejão do Jardim Rosaura ganha novo local a partir de 13 de novembro Com melhorias da Prefeitura, varejão do Jardim Rosaura ganha novo local a partir de 13 de novembro
- 
				 27/10/2025 
				
					 Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva Festa da Uva e Expo Vinhos: tradicional festa dos jundiaienses já tem as datas para 2026 no Parque da Uva
- 
				 25/10/2025 
				
					 Tradicional Cavalgada do Circuito das Frutas, em novembro, está com inscrições abertas Tradicional Cavalgada do Circuito das Frutas, em novembro, está com inscrições abertas
- 
				 20/10/2025 
				
					 Prefeitura abre cadastro para os guias de Turismo interessados em atuar durante a Festa da Uva Prefeitura abre cadastro para os guias de Turismo interessados em atuar durante a Festa da Uva
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
