Orçamento da Assistência Social cresce e reforça vários serviços da Rede Rua
Publicada em 24/08/2023 às 08:35A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) aumentou o Orçamento e os investimentos em vários serviços ofertados pela Rede Rua, como o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), o novo Centro Pop e o contrato de recâmbio, que possibilita a reconexão das pessoas em situação de vulnerabilidade social com as famílias em sua cidades de origem. Os investimentos passam de R$ 4 milhões.
“Nós estamos reforçando o serviço da Rede Rua para proporcionar um atendimento cada vez melhor às pessoas em situação de rua, viabilizando o processo de saída das ruas e alcance da dignidade. Por isso é tão importante reforçar o atendimento à população vulnerável, com toda proteção e cuidado”, disse a gestora da UGADS, Maria Brant.
Entre os investimentos estão o novo Centro Pop, com as obras em andamento. Localizada ao lado da Casa da Passagem, na Avenida União dos Ferroviários, a nova sede do Centro Pop teve as obras iniciadas nos últimos dias. O espaço é a porta de entrada para a rede de atendimento à população em situação de rua, a Rede Rua. A obra está orçada em R$ 3.756.940,12 e tem previsão de término em 180 dias. A obra está na fase de alicerce. Atualmente, o Centro Pop fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade. O novo Centro Pop vai contemplar mais salas de atendimento técnico, novo refeitório e espaço de higiene pessoal dos usuários mais amplo, com até 12 chuveiros, além de um novo canil com 14 baias, espaço para carrinhos de reciclagem de usuários e ampla sala de convivência. O espaço foi totalmente pensado com escuta dos usuários.
Outra medida adotada foi o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) às pessoas em situação de rua, que foi reforçado. Desde o fim de maio, são três equipes que trabalham em toda a cidade, 24 horas por dia. Com o reforço de pessoal, um novo veículo também foi disponibilizado. Além desses investimentos, foi elaborado o Gibi da Rede Rua para mostrar de forma lúdica o Serviço de Abordagem Social. Em todas ações, ele está sendo distribuído a moradores e comerciantes.
Todo o trabalho da rede resulta em pessoas acolhidas nos serviços e encaminhadas para outros equipamentos ou reencaminhado para a cidade de origem, a partir do trabalho de recâmbio e retomada de vínculo familiar. Só neste ano, entre janeiro e julho, foram realizados 1.241 recâmbios. No ano passado todo (2022), foram 1.404. O recâmbio é um benefício eventual e único que possibilita que pessoas em situação de vulnerabilidade social se reconectem os laços familiares, reencontrem familiares e retornem para a cidade de origem.
“Nós sempre realizamos a oferta para aquelas pessoas em situação de rua que desejam retornar às suas cidades de origem e, caso alguém se depare com essa situação, pedimos que solicite a equipe de abordagem social para os encaminhamentos”, lembrou a diretora do Departamento de Vigilância Social da UGADS, Renata Mangieri. O horário do serviço também será ampliado durante a semana (até as 22h) e passa a ser realizado também aos finais de semana e feriados, das 9h às 19h.
Sempre que alguém identificar uma pessoa em situação de rua pode acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) pelo telefone (11) 98531-0146, que conta com atendimento 24h. Outra indicação para a pessoa em situação de rua é que procure o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, e onde são oferecidos serviços como alimentação, higiene, espaço para lavagem de roupa e guarda de pertences, além da escuta técnica para entendimento das demandas. Em caso de recâmbio, as equipes de Assistência Social realizam contato com a família da pessoa e também com o órgão do município destino. Logo depois da oferta de serviços, durante o processo, as equipes acompanham a pessoa até o embarque e, posteriormente, realizam acompanhamento da situação após a chegada.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original