Simpósio Regional Aborda a Violência Sexual Contra Crianças, Adolescentes e Mulheres

Publicada em 24/08/2023 às 11:17

Mais de 100 pessoas acompanharam o Simpósio sobre Violência Sexual, realizado no auditório do Hospital Universitário (HU), ao longo da última semana. O evento teve como objetivo fornecer informações essenciais e orientações para o atendimento às vítimas de violência sexual, além de promover conscientização e prevenção, bem como apresentar os trabalhos e iniciativas que já estão em andamento em Jundiaí. O simpósio contou com palestras e debates realizados por especialistas renomados e foi organizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar em parceria com o Hospital Universitário de Jundiaí, a Faculdade de Medicina de Jundiaí e a Vigilância Epidemiológica.

“A violência tem um impacto profundo em nossa sociedade e reunir especialistas e estudiosos é um passo crucial em direção à conscientização”, afirmou Antunes, que expressou sua gratidão aos palestrantes por compartilharem seu conhecimento e experiência.

“A violência está presente em nossa sociedade e a colaboração entre Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, trabalhando em conjunto para fornecer assistência de qualidade, pode fazer uma diferença significativa na vida dessas pessoas”, comentou a gestora adjunta da UGPS.

Evento foi realizado no auditório do Hospital Universitário

A médica pediatra Stela Maria Tavolieri de Oliveira apresentou sua pesquisa sobre violência contra crianças e adolescentes, concluindo com uma proposta e um apelo: “Somente quando alcançarmos um equilíbrio entre bem-estar social, justiça, saúde e educação, poderemos fortalecer a resiliência humana e mudar crenças, valores e comportamentos. Se cada um de nós proteger uma criança da violência, estaremos cumprindo nossa parte.”

A gestora de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, apresentou os quatro programas da Unidade de Gestão de Educação, da Prefeitura de Jundiaí, realizados a partir do Programa Escola Inovadora: “Cuidados com o Corpo”, “Eu Tenho Voz”, “Corações e Mentes” e “Cria na Paz”, desenvolvido com base na tese da Dra. Stela Tavolieri. “A escola é um espaço de cuidado e desenvolvimento. Com a identificação dos problemas e das áreas de maior vulnerabilidade, são realizadas ações focadas, junto às famílias e comunidades, com o apoio dos demais órgãos ligados à infância. O Cria na Paz é um exemplo que vem sendo trabalhado com as famílias para promover a comunicação não violenta”, explica.

Entre os oradores estavam Armando Antunes, diretor clínico do Hospital Universitário; Rosa Stela Gazeta, pediatra e coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar; os vereadores Edicarlos Vieira e Quezia de Lucca; e a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins, representando a Prefeitura Municipal de Jundiaí.

Ainda participaram como palestrantes Renata Dejtiar Waksman, pediatra e presidente da Sociedade Paulista de Pediatria (SPSP), Flávia Morais Gennari Pinheiro, médica infectologista do Ambulatório de Moléstias Infecciosas; Mariela Besse, terapeuta ocupacional e coordenadora da Rede Ambulatorial; Rose Luce Gomes do Amaral, médica ginecologista e presidente do Comitê de Ética do Hospital Universitário; e Ana Beatriz Sampaio Silva Vieira, promotora de Justiça especializada na área de infância e juventude.

No auditório, estavam presentes representantes da área de saúde, educação e conselheiros tutelares das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo, Louveira, Itupeva, Cabreúva e Jarinu, bem como estudantes, profissionais de saúde e colaboradores do Hospital Universitário e da Faculdade de Medicina.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/24/simposio-regional-aborda-a-violencia-sexual-contra-criancas-adolescentes-e-mulheres/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original