CEREST promove encontro sobre saúde do trabalhador com equipes das UBSs

Publicada em 25/08/2023 às 15:00

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí (CEREST), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), promoveu nesta sexta-feira (25) um encontro na Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Lago, para aprimorar os conhecimentos da equipe do serviço sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

“Estamos percorrendo todos os serviços da rede municipal de saúde, ressaltando a importância da identificação tanto de acidentes de trabalho como de doenças relacionadas ao trabalho, além de reforçar junto às equipes o fluxo de atendimento no CEREST e a importância das notificações”, destacou o médico do trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT/CEREST), Marcelo Romano.

Nos serviços de saúde, as equipes estão recebendo orientações

A ação integra o trabalho do CEREST voltado à orientação e educação. “O Município atua em várias frentes para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Além das ações de vigilância, investigação, prevenção e promoção da saúde, somos referência técnica e pedagógica, ampliando informações sobre o tema”, acrescentou a coordenadora da VISAT/CEREST, Flávia Pagliarde Cerezer.

Para a gerente da UBS, Gisely Biazzi, o encontro foi importante para o esclarecimento de dúvidas. “Os equipamentos da Atenção Básica são a porta de entrada no serviço de saúde, na maioria das vezes, e é fundamental conhecermos o fluxo de atendimento na chegada de um acidente de trabalho ou de uma doença que possa ter sido ocasionada pelo trabalho. Também é importante a conscientização de cada profissional sobre os riscos de acidentes e sobre atitudes para a prevenção, como o uso correto do EPI (Equipamento de Proteção Individual )”, frisou.

O CEREST de Jundiaí está entre os 18 melhores do País, de acordo com classificação realizada pelo Ministério da Saúde. O trabalho desenvolvido pelo órgão obteve a pontuação máxima – 165 pontos – no Qualifica CEREST do ano de 2022, instrumento de monitoramento das ações para a saúde do trabalhador.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/25/cerest-promove-encontro-sobre-saude-do-trabalhador-com-equipes-das-ubss/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original