Gestores vistoriam nova iluminação em LED da região central
Publicada em 25/08/2023 às 12:17O Plano de Revitalização do Centro segue em pleno avanço. Na noite de quarta-feira (23), gestores e diretores municipais realizaram uma vistoria na nova iluminação em LED instalada na Praça Governador Pedro de Toledo (Matriz) e entorno, além da praça Marechal Floriano Peixoto (Coreto). Nesta etapa foram substituídas 223 lâmpadas, que além de tornar os espaços públicos mais atraentes, também os tornam mais seguros.
Anteriormente foram trocadas 169 luminárias nas ruas Rangel Pestana, Padroeira, Siqueira de Moraes, Senador Fonseca, Coronel Leme da Fonseca, Rosário e Barão do Triunfo. Está em processo de licitação, ainda, a troca de mais 1456 luminárias em 118 ruas da região.
“A melhora na segurança pública é uma demanda frequente dos moradores e comerciantes da região do Centro e a troca da iluminação age principalmente neste gargalo. Com planejamento e apoio da comunidade temos trazido melhorias constantes ao Centro, com o objetivo de revitalizar uma região tão importante, fomentar novos comerciantes e a ocupação por parte da população”, ressalta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O Plano de Revitalização do Centro contempla um total de 25 propostas e tem investimentos estimados em R$ 50 milhões. Além do início da troca de iluminação, está em andamento a reforma da Praça Dom Pedro II, localizada em frente ao Hospital São Vicente. Lá serão ampliados os caminhos, incluindo acessibilidade, em função dos percursos já realizados pelos pedestres, manutenção e ampliação da arborização e paisagismo, iluminação e áreas de convivência com bancos e mesas, além de banheiros públicos e elementos brincantes.
O Plano também prevê intervenções urbanísticas, saúde, mobilidade, paisagismo, ações culturais, entre outros, respeitando a vocação e integração dos espaços públicos. Vale ressaltar que a região já conta, há alguns anos, com intervenções contínuas, como a operação Centro Seguro e as abordagens sociais aos moradores de rua.

Estiveram presentes na reunião os gestores Cristiano Lopes (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social), Carla Basson (Segurança Municipal), Aloysio Queiroz (Mobilidade e Transporte), e comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno, além de diretores das Unidades mencionadas. Também compareceram diretores das Unidades de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Cultura (UGC), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).
O vereador Faouaz Taha; o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE), Mark William; o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), João Valentim; e o representante da Catedral Nossa Senhora do Desterro, Enio Alberto Fregolente, também marcaram presença.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
09/10/2025
Jundiaí feito à Mão entra no clima do Dia das Crianças e Halloween para as feiras no Centro e no Paço Municipal
-
06/10/2025
Sexta no Centro traz edição especial Reggae Power para a Praça da Matriz dia 10
-
04/10/2025
Prefeitura de Jundiaí substitui lâmpadas a vapor por LED no bairro Paiol Velho
-
01/10/2025
Prefeitura de Jundiaí inicia instalação de lâmpadas de LED na Av. Capitão Francisco Copelli
Baixe as fotos desta notícia na resolução original