Patrimônios da cidade são o tema da nova exposição da Pinacoteca Municipal

Publicada em 25/08/2023 às 16:56

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, a vernissage de “Memórias da Terra Querida, Jundiaí”, exposição inédita do artista visual Luca Ferrari e que integra a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2023 da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Composta por obras de gravuras em relevo – produzidas a partir das técnicas de xilogravura e linoleogravura – a exposição traz dez importantes patrimônios materiais do Município, como o Complexo Argos, o Bolão, o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o Teatro Polytheama, a Catedral Nossa Senhora do Desterro e a Mesquita.

Exposição traz dez importantes patrimônios materiais do Município, pelo olhar do artista

“Eu já vinha produzindo algumas obras com patrimônios e paisagens de Jundiaí e tive a ideia de propor à UGC uma exposição específica, para fazer parte da programação do Mês do Patrimônio”, explicou Luca.

A propósito de patrimônio e memória, o artista ressalta as obras vinculadas à Argos, como a sua chaminé, a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi). “O Complexo Argos é um espaço presente em todas as gerações da minha família. Quando era ainda uma fábrica têxtil, foi o local de trabalho da minha avó. E hoje, um complexo educacional, é onde minha mãe trabalha e onde eu também já pude atuar em oficinas e como expositor do Galpão Criativo da TVTEC”, resumiu.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, falou da importância da apropriação dos espaços da cidade pelas pessoas. “Exposições como esta, que será realizada durante o Mês do Patrimônio, unem dois aspectos importantes da preservação desses espaços, principalmente os equipamentos culturais retratados, que são a ocupação deles pelas pessoas e a criação de memórias afetivas”.

A exposição pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 01 de outubro. A Pinacoteca Municipal fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/TVTEC


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/25/patrimonios-da-cidade-sao-o-tema-da-nova-exposicao-da-pinacoteca-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original