Projeto de Biblioteca Comunitária no Jardim Fepasa avança

Publicada em 25/08/2023 às 08:00

Nas últimas semanas, várias reuniões foram realizadas entre as Unidades de Gestão (UGs) da Prefeitura de Jundiaí, moradores do Jardim Fepasa e equipes do Sesc. A união de esforços é para a implantação de uma biblioteca comunitária no bairro, para estimular e incentivar a leitura entre os pequenos e adultos.

Uma iniciativa das lideranças comunitárias do bairro que contou com as ações orquestradas pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), prevê a ocupação de um espaço público do Centro Comunitário ‘Casa Verde’. A estrutura para a organização do espaço será feita a partir de oficina de marcenaria oferecida pelo Sesc, aos moradores. “Jundiaí tem nas parcerias forte aliado para a ampliação dos serviços e entregas à população. Conseguimos avançar na saúde, com a reforma dos quartos do Hospital São Vicente e estamos ampliando para a Educação e desenvolvimento dos bairros”, comenta o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi.

Reuniões são realizadas entre moradores, lideranças, órgãos municipais e Sesc para a efetivação do espaço

A organização da futura biblioteca está sendo realizada em parceria com os moradores, para que seja possível identificar as necessidades do bairro e oferecer conteúdo atrativo para o público. Inês Anunciação do Nascimento mora no bairro há 40 anos. “Meus filhos nasceram e cresceram aqui. Hoje, todos estão bem encaminhados, mas se na época, tivesse uma biblioteca como essa, seria muito mais fácil o desenvolvimento deles”, comenta.

Outra moradora do bairro e uma das líderes da comunidade, Rita Maria da Conceição Lopes, indica a importância de um espaço público próximo para atender crianças e famílias. “Ter um espaço que possa atender crianças, que seja atrativo, interessante, seguro e que traga conteúdo será muito proveitoso e mudará a realidade dessa geração”, explica.

De acordo com o gerente adjunto do Sesc Jundiaí, Luiz Fernando Silva, a instituição tem como uma das premissas, promover a inclusão e desenvolvimento das comunidades vulneráveis no entorno. “O Sesc conta com atividades e oficinas oferecidas permanentemente às crianças e jovens do Fepasa, mas observamos essa necessidade, que partiu dos moradores, por isso, a mobilização com a Prefeitura”, explica.

Atualmente, o projeto está na etapa de desdobramentos burocráticos realizados pela equipe do Sesc e pelos órgãos municipais, como Unidade de Gestão de Cultura, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), entre outros parceiros. Com a definição do cronograma, será feita a divulgação das oficinas de marcenaria aos moradores e providenciada a organização do espaço e do acervo de livros, bem como a definição de horário de funcionamento, entre outros pontos. Somente após essas etapas é que serão realizadas as aquisições dos livros, conforme as características observadas ao longo do trabalho.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/25/projeto-de-biblioteca-comunitaria-no-jardim-fepasa-avanca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original