Jundiaí forma novos Agentes Comunitários de Saúde
Publicada em 26/08/2023 às 16:08Na noite desta sexta-feira (25), 95 Agentes Comunitários de Saúde se formaram em uma cerimônia realizada no auditório da UniAnchieta. O Curso em Agente Comunitário de Saúde, “Projeto Saúde com Agente”, foi ofertado pela primeira vez.
“Os Agentes Comunitários de Saúde são essenciais para o trabalho de promoção e prevenção da saúde, pois criam o vínculo do serviço de Atenção Básica com a comunidade, aproximando o serviço público de quem precisa”, disse o gestor de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera.
O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O curso teve duração de 10 meses, com 1.275 horas, e abordou desde ações para prevenção e controle de doenças, a realização de diagnósticos para subsidiar o atendimento em Atenção Básica.
“Em Jundiaí, a saúde é prioridade. A oferta de serviços e com atendimento humanizado são metas da gestão. Desde 2017, com planejamento, são realizados investimentos na melhoria dos equipamentos de saúde, em tecnologia e para a qualificação dos profissionais. Estamos investindo cada vez mais para que a nossa sociedade seja melhor”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Atualmente, Jundiaí conta com 210 Agentes Comunitários de Saúde em 22 serviços, sendo Novas Unidades Básicas de Saúde, UBSs e Clínicas da Família, que atuam dentro do modelo de atendimento embasado em Estratégia de Saúde da Família (ESF).
“Jundiaí é o município que mais investe em saúde per capita do Brasil. Entregamos duas Unidades de Pronto-Atendimento com Clínicas da Família, a do Novo Horizonte e a da Vila Hortolândia. E nós próximos meses entregaremos mais duas, Vila Progresso e Ponte São João. E essa capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde vai ao encontro com a saúde pública resolutiva e de qualidade que entregamos”, reforçou o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.
Uma das formandas, Márcia Regina Pereira ressaltou a importância da qualificiação. “Buscamos por tanto o reconhecimento da nossa categoria e queremos mostrar os impactos da nossa profissão na prevenção de doenças. Cada atendimento e cada palavra de conforto fazem a diferença na vida das pessoas que atendemos. Somos o elo entre a comunidade e o serviço de saúde”, disse.
Também estiveram presentes na formatura o vice-prefeito, Gustavo Martinelli; e os vereadores Antônio Carlos Albino (presidente da Câmara Municipal), Edicarlos Vieira, Cícero da Saúde e Madson Henrique.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original