‘Mês do Patrimônio’ traz visitas virtuais a mais equipamentos culturais

Publicada em 26/08/2023 às 08:41

O Patrimônio 360, iniciativa promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) que permite o passeio virtual gratuito por espaços da cidade, ganhou a visita a dois novos equipamentos culturais: à Fábrica das Infâncias Japy e ao Museu dos Ferroviários. A novidade apresentada esta semana integra a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2023, que neste mês de agosto chega à sua sexta edição.

FAÇA A VISITA VIRTUAL À FÁBRICA DAS INFÂNCIAS JAPY E AO MUSEU DOS FERROVIÁRIOS

Com a novidade, passam a ser oito os espaços municipais que podem ser visitados pelo programa, que são ainda a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot, a Câmara Municipal, o Fab Lab, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes e o Teatro Polytheama.

Visitação é possível por qualquer aplicativo conectado à internet

“Assim como nos museus e espaços culturais mais famosos, as visitas do ‘Patrimônio 360’ permitem que, a partir de qualquer lugar do mundo, as pessoas possam conhecer ou revisitar esses espaços jundiaienses, tão importantes do ponto de vista cultural, quanto afetivo. Inclusive durante os períodos mais emergenciais da pandemia, as pessoas puderam estar nesses locais, sem sair de casa”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

CONFIRA TODAS AS VISITAS DO ‘PATRIMÔNIO 360’

Já o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, explicou a escolha pelos espaços. “As duas novas visitas são exatamente a dois dos equipamentos culturais que contaram com importantes recentes revitalizações. Uma delas, o Museu dos Ferroviários, que há cerca de um ano teve toda a sua exposição renovada e foi reaberto ao público juntamente com o lançamento do novo conceito de ocupação do então Complexo Fepasa e que passou a se chamar Espaço Expressa. E o outro, a Fábrica das Infâncias Japy, resultado da transformação de uma antiga tecelagem em um equipamento cultural voltado às infâncias e que congrega os conceitos do programa municipal Cidade das Crianças”.

Além de acessadas a partir do site da Cultura por meio de smartphones, tablets e computadores, as visitas virtuais estão integradas à plataforma do Google Maps, o que permite, inclusive, que o visitante acesse os espaços já a partir da rua em que se encontram.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/26/mes-do-patrimonio-traz-visitas-virtuais-a-mais-equipamentos-culturais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original