Prefeitura traça plano de enfrentamento a mudanças climáticas

Publicada em 28/08/2023 às 17:18

Para enfrentar as mudanças climáticas e prevenir desastres ocasionados em períodos de chuvas e de estiagem, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), está elaborando um Plano Municipal de Mudanças Climáticas. A fase de estudos foi apresentada ao Prefeito Luiz Fernando Machado e demais gestores nesta segunda-feira (28), na 22ª Reunião de Plataformas.

O plano consiste em um conjunto de ações de defesa contra as consequências, além do combate às causas das mudanças do clima. Um ponto de atenção é a articulação regional para cuidados com o Rio Jundiaí, com o objetivo de evitar futuros transbordamentos em épocas de precipitações mais intensas. Além disso, a ampliação da arborização urbana, proteção de mananciais, melhora na mobilidade urbana e redução do uso de automóveis e a ampliação dos cuidados com a Serra do Japi também foram mencionadas.

“Os efeitos das mudanças climáticas são preocupantes e as iniciativas para mitiga-los devem ser iniciadas no presente, para que os impactos no futuro sejam positivos. Este plano está em consonância com o Programa Cidade das Crianças, com ações que potencializem o desenvolvimento dessa e das próximas gerações”, ressalta Luiz Fernando.

Mudanças climáticas preocupam administração, que busca maneiras de mitigar os efeitos a longo prazo

Vale ressaltar que Jundiaí tem 20 ações já em andamento, como por exemplos as campanhas de conscientização de preservação ambiental e sustentabilidade; monitoramento da qualidade do ar pela Defesa Civil; além de programas como o Pé de Árvore, que fomentam o plantio de mudas nos bairros; e Hortas Urbanas, que melhoram a paisagem, conservam o solo, recuperam áreas degradadas e contribuem para a redução de carbono. A cidade ainda dispõe de um Plano Municipal de Arborização.

O desenvolvimento do plano será feito em conjunto com as demais Unidades de Gestão, que irão apontar, nos próximos dias, como poderão contribuir. “É fundamental que o Poder Público faça, de forma intersetorial, um planejamento a curto, médio e longo prazo com o objetivo de combater os efeitos das mudanças climáticas. Jundiaí conta com políticas de sustentabilidade consolidadas e reconhecidas, mas deve seguir avançando para garantir a qualidade de vida da população”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/28/prefeitura-traca-plano-de-enfrentamento-a-mudancas-climaticas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original