Geresol recebe visita de cooperativa de reciclagem do Distrito Federal

Publicada em 29/08/2023 às 12:01

Nesta segunda-feira (28), a Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis de Brasília e do Entorno (CENTCOOP), que opera o Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF), esteve em Jundiaí para conhecer a estrutura e tecnologias do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). A comitiva foi acompanhada pelo diretor do Departamento de Limpeza Pública, que está ligado à Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Marcio Moraes. O encontro foi articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, órgão vinculado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura.

A visita teve como foco as áreas de reciclagem e de coleta de resíduo orgânico e teve como objetivo entender os processos e estudar a viabilidade de levar novas alternativas à capital federal, assim como construir parcerias futuras na área da reciclagem. Os agentes também conheceram a sala de educação ambiental localizada no Geresol.

Geresol recebe visita de cooperativa de reciclagem do Distrito Federal

“Ficamos muito felizes em receber essas comitivas de técnicos de todo o Brasil, pois mostra a preocupação da sociedade em fomentar práticas sustentáveis e o quanto o nosso trabalho tem sido bem realizado aqui em Jundiaí”, reforçou o diretor Márcio Moraes.

São coletadas por mês, em Jundiaí, cerca de 700 toneladas de material reciclável. Em relação aos resíduos da construção civil, a cidade dispõe de oito ecopontos para coleta e reverte os produtos para pavimentação de estradas rurais, insumo para obras na cidade e até mesmo na fabricação de artefatos de concreto ecológico.

A diretora-presidente da CENTCOOP, Aline Souza, destacou a importância da visita e o trabalho realizado em Jundiaí. “Nós pretendemos aperfeiçoar os nossos processos do gerenciamento de resíduos no Distrito Federal e também viemos entender o formato de parcerias entre a prefeitura e a empresa que é bem realizado em Jundiaí”, disse. Jundiaí é uma referência nacional quando o assunto é coleta seletiva e tratamento de resíduos da construção civil, com uma moderna estrutura e tecnologias que permitem a destinação correta dos materiais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/29/geresol-recebe-visita-de-cooperativa-de-reciclagem-do-distrito-federal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original