Campus Jundiaí apresenta novas startups que vão receber mentoria

Publicada em 30/08/2023 às 15:05

Desenvolver ferramentas tecnológicas para ajudar na comunicação com surdos, melhorar a qualidade do sono ou mesmo para identificar e combater pragas na produção agrícola. Esses foram alguns dos projetos apresentados nesta quarta-feira (30), durante o evento “As novas startups – Campus Jundiaí”, organizado pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), no Paço Municipal.

A iniciativa faz parte do programa Campus Jundiaí, criado pela Prefeitura de Jundiaí em 2021 com objetivo de oferecer um ecossistema de inovação no município utilizando espaços públicos. O evento está em linha com o plano do prefeito Luiz Fernando Machado de fomentar o uso da tecnologia para aproximar o poder público das pessoas e melhorar a eficiência dos serviços oferecidos. “Estamos transformando Jundiaí em um polo de inovação com capacidade para o desenvolvimento de novas tecnologias, geração e difusão de conhecimento. Além de gerar emprego e renda por meio do empreendedorismo, o objetivo é preparar os jovens para os empregos do futuro, que, com certeza, terão muita relação com a tecnologia”, comenta o chefe do Executivo.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA UM GRUPO DE PESSOAS, DURANTE EVENTO SOBRE STARTUPS NO PAÇO MUNICIPAL. UMA PARTE DAS PESSOAS ESTÁ SENTADA E OUTRA EM PÉ
Responsáveis pelas startups, representantes de instituições e gestores públicos: união de esforços

As apresentações foram acompanhadas por José Antonio Parimoschi, gestor das unidades de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e pela professora Camila Molena, da Fatec Deputado Ary Fossen (gestora do Campus). Tudo ainda está em fase de desenvolvimento e algumas já almejam a realização de testes. “Temos um sistema de inovação para atrair novas empresas e isso faz com que a cidade seja cada vez mais atrativa para novas pesquisas, novas empresas e tecnologias. Usamos os espaços públicos já existentes para abrigar as startups neste processo de incubação, para depois apoiar ou encontrar quem apoie a iniciativa, como já acontece na Faculdade de Medicina de Jundiaí”, destacou Parimoschi. “A Prefeitura tem muito interesse na inovação, nas oportunidades que são geradas a partir da tecnologia. É aí que vocês entram”, completou, em referência às startups.

Soluções

É o caso, por exemplo, das alunas do ensino médio da Escola Professor Luiz Rosa. Elas estão desenvolvendo um aplicativo para ajudar adolescentes surdos de 12 a 18 anos a se comunicarem. A professora Joyce Souza, da equipe de gestão da escola, acompanhou as alunas e aprovou a iniciativa. “É um movimento poderoso para troca de experiências e que pudemos mostrar esse projeto integrador dentro da escola”.

FOTO COLORIDA MOSTRA QUATRO GAROTAS EM PÉ, CONVERSANDO COM PARTICIPANTES DO EVENTO SOBRE STARTUPS, NO PAÇO MUNICIPAL
Alunas da escola Luiz Rosa durante apresentação do projeto: aplicativo vai ajudar adolescentes surdos

De acordo com Camila Molena, da Fatec Jundiaí, as apresentações servem para que as startups sejam avaliadas, recebam feedbacks e saibam se estão no caminho certo ou se precisam reavaliar a proposta. “Esse é um modelo que pode ser adotado por todas as escolas, inclusive, avaliando, alavancando e vendo o crescimento delas. É o movimento de uma cultura diferenciada, que devemos ensinar às pessoas”.

Participaram do evento, também, Vinícius Querencia e Guilherme Cuoghi Bellato, da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); Carlos Eduardo Schuster, da Fatec Jundiaí; e William Estevão Lino da Silva, da Etec Benedito Storani. Da Prefeitura, o gestor adjunto de Empreendedorismo, Wagner Soares, e o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, Júlio César Durante. Representando a Câmara Municipal, o vereador Cristiano Lopes.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/30/campus-jundiai-apresenta-novas-startups-que-vao-receber-mentoria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original