Mês do Patrimônio inspira integrante do Comitê das Crianças a propor atividade com colegas

Publicada em 30/08/2023 às 17:34

Quando soube da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, a jovem Bárbara Benutto Soares, de 11 anos, logo pensou numa oportunidade de unir o que aprendeu em sala de aula com as vivências que já teve enquanto integrante do Comitê das Crianças da Prefeitura.

Para compartilhar com seus colegas do 6º ano da Escola Estadual Professor Adoniro Ladeira (do Jardim Shangai) as aprendizagens sobre o tema, Bárbara organizou com os amigos Mércia Natalino e Enzo de Paula e com as professoras Elisabete Monteiro e Ângela Hipólito, de História e Geografia, uma visita ao Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa, e que foi realizada na manhã desta quarta-feira (30).

“Este ano estudamos sobre ferrovias e o tema me interessou muito, pois minha avó sempre me contou histórias do meu bisavô, que foi um ferroviário. Então conversei com o gestor de Cultura, com quem fazemos as reuniões do Comitê, se eu poderia propor uma visita para os meus colegas e ele aceitou”, explicou Bárbara.

Grupo conferiu as diversas instalações e frentes de melhorias no Espaço Expressa

Recebida pelas equipes dos departamentos de Museus e de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a garotada visitou o Museu dos Ferroviários, o Arquivo Histórico, as locomotivas e a plataforma de desembarque, entre outros espaços, que integram a Rota Afro, iniciativa de educação patrimonial sobre a memória da população negra de Jundiaí.

“O Comitê das Crianças é uma das iniciativas que permitem a contribuição e opinião delas acerca dos temas que interferem em suas vidas. A atitude da Bárbara, que incentiva a ocupação dos espaços culturais pelas crianças por meio de uma ação do calendário municipal, vai ao encontro das propostas do programa municipal Cidade das Crianças, pois demonstra autonomia e confirma o quanto as crianças estão atentas à realidade e podem contribuir com muita lucidez na tomada de decisões do Poder Público”, ressaltou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco, compartilhou a sua surpresa. “Quando recebi do gestor o contato da Bárbara e tratei com ela para organizar a visita, eu pensei que estava tratando com alguma funcionária da escola. Qual não foi minha surpresa quando descobri que era uma criança”.

O grupo de visitantes contou com a participação especial de Marco Antonio de Paula, ex-ferroviário, que aceitou o convite do neto Enzo para se juntar à turma. “Trabalhei aqui como manobrador, de 1984 até os anos 2000, quando a Fepasa foi embora para Campinas e eu fui junto. O Enzo já tinha me convidado para dar uma palestra na escola, mas esta visita foi especial. Eu sinto que estas crianças têm muito interesse sobre a ferrovia, mas nunca puderam andar de trem, só do suburbano. E a experiência não é a mesma”, comentou o entusiasta do assunto, ostentando o quepe da extinta empresa, presente de um amigo colecionador.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/30/mes-do-patrimonio-inspira-integrante-do-comite-das-criancas-a-propor-atividade-com-colegas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original