UGMT entrega etilômetros para a Polícia Militar

Publicada em 30/08/2023 às 08:00

Desde desta terça-feira (29), as operações de trânsito em Jundiaí, cujo objetivo é priorizar a segurança viária, preservando vidas, terão mais equipamentos tecnológicos como aliados. O Departamento de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) realizou a entrega de seis etilômetros, também chamados de bafômetros, para os policiais militares do 11º BPMI e 49º BPMI. 

Dos equipamentos entregues, quatro são etilômetros passivos, – que ainda não tinham na segurança pública do Município – e que permitem que com a aproximação ao condutor ou ao interior do veículo seja possível detectar se há álcool no ambiente e/ou no ar.

A imagem mostra dois PMs assinando os termos de cessão de bafômetros, e tem três bafômetros em caixas, que foram entregues para serem utilizados em blitz de fiscalização de trânsito para evitar embriaguez ao volante e salvar vidas.
Equipamentos tecnológicos auxiliam no combate da prática de direção com embriaguez e preserva vidas

O uso de etilômetros é importante, uma vez que, em blitz de trânsito, amplia os meios de identificação da presença de bebida alcoólica no organismo do condutor, sendo mais assertivo e de forma justa, possível responsabilizar quem estiver embriagado, e retirá-lo das vias para que não coloque as vidas de outras pessoas e a dele mesma em risco.

“São equipamentos que vão nos auxiliar nas nossas ações para salvar vidas, uma vez que, com os policiais realizando a fiscalização de alcoolemia, esperamos que haja diminuição de pessoas que dirigem após ingerir bebida alcoólica, o que é um dos principais motivos para os sinistros graves e mortes no trânsito”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Os equipamentos entregues são aprovados e aferidos pelo INMETRO.

“Agradecemos a entrega desses equipamentos que chegam para solidificar a nossa parceria com o Município, mais que isso, visa salvar vidas”, afirma o Tenente Coronel PM Robinson Pomílio, comandante do 11º BPMI.

“Tenho certeza que, com esses equipamentos, iremos aumentar a segurança viária na nossa cidade. Agradecemos pela parceria”, reforça o Tenente Coronel PM Ricardo Moreira, comandante do 49º BPMI.

Na imagem, há três equipamentos de bafômetros que serão  utilizados por policiais militares para identificar condutores que dirigem após ingerir bebidas alcoólicas.
Etilômetro passivo permite que com aproximação ao condutor seja possível detectar presença de álcool

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista pego após consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica receberá multa e terá cometido uma infração gravíssima. Ficará proibido de dirigir durante um ano, terá o carro recolhido pela Polícia e ainda terá que efetuar o pagamento de uma multa que corresponde a R$ 2.934,70. Além disso, caso o motorista seja pego mais de uma vez pelo mesmo motivo, o valor da multa será dobrado.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/30/ugmt-entrega-etilometros-para-a-policia-militar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original