Prefeitura promove encontro sobre políticas públicas para a superação da pobreza

Publicada em 31/08/2023 às 08:00

Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), promoveu um encontro sobre a construção de políticas públicas para a superação da pobreza. Os convidados foram o professor e pesquisador Ricardo Paes de Barros, um dos criadores do programa Bolsa Família; a ex-secretária estadual de Desenvolvimento Social e professora do Insper, Laura Muller Machado; e a mestranda em políticas sociais, Laura Abreu.

Na visita, foi discutido um modelo de assistência social que combina o programa de transferência de renda do governo federal, com foco em quem mais precisa, com um acompanhamento individualizado das famílias vulneráveis por agentes públicos. “A ideia dessa proposta é que as pessoas voltem a ter prosperidade, a sonhar com uma vida melhor e mostrar que, com o devido apoio do poder público, esse sonho pode ser concretizado”, disse o professor Ricardo Paes de Barros. A visita faz parte de um intercâmbio para estudos de implantação de um novo programa municipal de superação da pobreza.

Professor Ricardo Paes de Barros falou sobre políticas públicas para a superação da pobreza

“Essa troca de experiências faz parte de uma série de iniciativas que estamos tomando para um percurso que traçamos para a superação da pobreza em Jundiaí. É nesse sentido que convidamos especialistas para trazer cases de sucesso e sugestões que podemos trilhar”, disse a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant.

Atualmente, Jundiaí tem 16.297 famílias inscritas no Cadúnico e 6.687 famílias beneficiárias do Bolsa Família. “Nós queremos estabelecer instrumentos inovadores para que tenhamos políticas públicas cada vez mais efetivas para combater a pobreza na nossa cidade, entre eles a inclusão produtiva e a transferência de renda. E também ampliar os investimentos na criança desde os primeiros anos de vida, que é uma medida que tem contribuído para a redução das desigualdades sociais ao longo do tempo e garantia da sustentabilidade econômica do município”, reforçou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Também participaram do encontro a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. E demais diretores e servidores das Unidades de Gestão da Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Governo e Finanças (UGGF), Educação (UGE) e Casa Civil (UGCC).

Pesquisadores também participaram de encontro com gestores

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/31/prefeitura-promove-encontro-sobre-politicas-publicas-para-a-superacao-da-pobreza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original