Contação de histórias na Emeb Owen Zilio une a importância do brincar com o incentivo à leitura
Publicada em 04/09/2023 às 15:08Os alunos da Emeb Owen Zilio, no Jardim Martins, receberam na última sexta-feira (01) a visita especial do escritor e contador de histórias Giba Pedroza. Entre as turmas da manhã e da tarde, os cerca de 200 alunos entre três e cinco anos participaram da contação de histórias com o apresentador de programas da TV Cultura e Rá-tim-bum, e que possui também um canal no YouTube com sua filha Olívia, que é aluna daquela escola.
“Através do incentivo à brincadeira e à leitura, esta é mais uma atividade inserida no contexto de ‘Desemparedamento da Escola’ do programa Escola Inovadora e que entende também os ambientes fora da sala de aula, neste caso, o pátio, como um espaço pedagógico e de aprendizagens”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Por meio de histórias, poesias, trava línguas, músicas e cantigas, Giba propôs contações de histórias publicadas em seus livros, como as dos piões bailarinos e das amarelinhas. Mas antes de cada contação, o artista contou a ajuda de todas as crianças para chamar para as palmas de suas mãos a história desejada: “Vem história. Faça-me sonhar. Pode chegar”.
Segundo Giba, além do incentivo às brincadeiras, a atividade visa fomentar entre as crianças o interesse pela leitura. “Não adianta os pais ou responsáveis pelas crianças acharem que vão mandar seus filhos para a escola e as professoras deverão dizer que a leitura é importante. Isso tem que vir de casa. Os livros devem estar presentes espalhados pelas casas”, comentou o artista, que, durante o mês de setembro, irá atuar como curador da 4ª edição da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ).
A diretora da unidade escolar, Roselaine Barbosa, explicou a proposta da atividade. “As brincadeiras são o eixo estruturante de todas as atividades pedagógicas que desenvolvemos na escola. E hoje foi o primeiro encontro das crianças com o Giba, mas elas já vinham estudando a sua obra em sala de aula”.
Thales Henrique Silva, acompanhado do filho mais velho, Pedro, de nove anos, aproveitou para prestigiar a atividade na escola em que estuda o filho mais novo, Davi, de quatro anos, e onde trabalha a sua esposa, a cozinheira Priscila. “Eu quis participar para prestigiar a escola e o tema, as brincadeiras da minha infância. Brinquei muito de pião quando era pequeno e já ensinei os meus filhos. Incentivamos muito que eles brinquem e, por isso, aproveitamos que eles gostam de jogos com bola e tabuleiro para brincar em família”, comentou o autônomo.
Ainda na plateia, a apresentação contou com a participação emocionada de Ana Zorzi, mãe da aluna Alanis, de cinco anos. “Eu achei maravilhoso, chorei muito. Não sei explicar com palavras. É como se a mensagem do Giba fosse algo mágico, me atingiu muito mais do que somente através das recordações de infância. Contar histórias ajuda na criação de vínculos e, por isso, fazemos isso todo dia em casa. Mas hoje saio daqui com a sensação de que temos que fazer isso ainda mais”, concluiu.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original