Feira das Profissões: 120 estudantes do programa Jovem Acolhedor vão auxiliar visitantes

Publicada em 04/09/2023 às 18:20

Pelo menos 120 estudantes da rede estadual de ensino de Jundiaí serão responsáveis pelo acolhimento dos visitantes da 1ª Feira das Profissões e Tecnologia, promovida pela Prefeitura de Jundiaí nos dias 14, 15 e 16 deste mês, no Parque Comendador Antônio Carbonari. As reuniões com os grupos do programa Jovem Acolhedor das escolas estaduais Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Conde do Parnaíba e Fazenda Grande, foram realizadas nesta segunda-feira (4), para instruções e informações a respeito do evento.

Organizada pela Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), a feira tem parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria Regional de Ensino, e com a Rede de Cooperação Jundiaí, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças. O evento vai contar com uma variedade de empresas e instituições de ensino que apresentarão oportunidades de carreiras profissionais das mais variadas. Haverá, também, palestras e atividades interativas para os participantes.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA
Alunos da escola estadual Bispo Dom Gabriel, durante a reunião: expectativa de 20 mil pessoas no parque

O objetivo é fomentar e valorizar o talento local, proporcionando aos jovens a chance de conhecer diferentes profissões, destacando os impactos da tecnologia no mercado de trabalho, obter informações sobre cursos e formações acadêmicas, além de estabelecer conexões com profissionais e instituições do mercado de trabalho. “Uma boa sociedade é composta pela soma de boas pessoas, que buscam fazer a diferença e fazem a cidade crescer e se desenvolver. Os jovens estão dispostos a querer mais e buscar ser o que sonham. É por meio do trabalho e da educação que cada um irá conquistar muitas coisas na vida e o poder público, com a Feira das Profissões e Tecnologia, auxilia neste processo”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.

José Antonio Parimoschi, gestor das unidades de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, reforçou a importância da participação da Prefeitura de Jundiaí numa iniciativa pioneira no município. “A vida é repleta de desafios e o poder público está à disposição para oferecer as condições necessárias e apoiar os jovens na busca pelo desenvolvimento. Jundiaí avança sem deixar as pessoas para trás e por isso se consolida como uma das melhores cidades do Brasil”.

Hotsite da Feira das Profissões traz todas as informações sobre o evento: tecnologia é aliada

Escolha da profissão

Na escola estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, os alunos que farão o acolhimento dos visitantes conversaram com os diretores Bruna Lazarini (Planejamento, Gestão e Finanças) e Júlio César Durante (Ciência e Tecnologia), além de Sami Mansour, assessor especial de Cooperação Internacional, todos da UGDECT. Da Diretoria Regional de Ensino, participaram Cristiane Ferraz de Campos e Janaína Camargo. Pela Câmara Municipal, o vereador Cristiano Lopes.

A missão dos jovens acolhedores será receber os demais estudantes desde a chegada deles ao parque até o retorno às escolas. Eles deverão orientar e manter sempre o contato direto com os alunos. No encontro, também foi apresentado o hotsite da feira. “As feiras relacionadas à juventude são importantes, porque não somos o futuro do Brasil; somos o agora. Já fazemos trabalhos sociais na escola, com demandas que chegam, por exemplo, pelos representantes de cada sala. Estou muito ansiosa para poder participar da Feira das Profissões e Tecnologia”, destacou Giovanna Caroline Toral, 15 anos, que é presidente do Grêmio Estudantil e coordenadora do grupo de jovens acolhedores da escola. A profissão que vai seguir ela já decidiu: “Quero ser perita criminal”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/04/feira-das-profissoes-120-estudantes-do-programa-jovem-acolhedor-vao-auxiliar-visitantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original