Setembro Amarelo: campanha conscientiza sobre a prevenção do suicídio

Publicada em 04/09/2023 às 18:04

Se no mês de outubro, o rosa lembra a prevenção do câncer de mama, neste mês, o amarelo colore o movimento mundial de alerta para a valorização da vida e prevenção das ocorrências de suicídios, que podem ser evitados em 90% dos casos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Jundiaí, o mês será marcado por ações de conscientização sobre o tema e cuidado à população em geral.

“O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos em toda a sociedade, sendo necessário o fomento de informações e conscientização da sociedade. Na cidade, ofertamos atendimento integral e convidamos a população a promover um despertar no que diz respeito ao cuidado com a saúde mental”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

No País, uma pessoa tira a vida a cada 45 minutos. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. No Município, em 2022, foram registradas 30 ocorrências – redução de 6% em relação ao ano anterior. Neste ano, são 12 casos até o mês de julho. Nos últimos cinco anos (2018-2022), a taxa de mortalidade por suicídio tem sido de 6,3 por 100 mil habitantes, dados que colocam a cidade em condição similar a outras de mesmo porte.

A cidade conta com um Comitê Permanente de monitoramento

“O fenômeno da violência autoprovocada possui múltiplas causalidades e o Setembro Amarelo é um mês muito importante. Desde 2014, a campanha discute a temática, compreendendo-a e abordando de maneira ampla para promover a prevenção ao comportamento suicida de forma efetiva”, enfatiza a apoiadora institucional da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), psicóloga Adriana Carvalho Pinto.

Em Jundiaí, a rede municipal de saúde dedica atenção especial à área de saúde mental, atendendo de maneira descentralizada, atuando por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Entre 2020 e 2023, foram mais de 38,9 mil atendimentos.

Além dos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo dois serviços para adultos (CAPS III e CAPS II), um serviço para crianças e adolescentes (CAPS Infantojuvenil) e um serviço para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas (CAPS AD III), a oferta de atendimento se dá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs, Clínicas da Família e no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), com o apoio das equipes do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família).

Comitê
No Município, a partir do Decreto n° 31.494, de 23 de julho de 2022, também foi instituído o Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, criando o Comitê Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

“O Poder Público tem um olhar diretivo para a temática instituindo uma política pública para debater e fomentar ações de prevenção em conjunto com diversos segmentos da sociedade civil. A cada ano, avançamos mais nesta questão”, ressalta o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

“Nos colocamos sempre pela valorização e dignidade da vida em todos os sentidos e de todas as formas. Neste ano, em complemento ao nosso trabalho, lançaremos uma nova edição da Cartilha Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, e o Manual Municipal de Prevenção ao Suicídio, voltado para profissionais da imprensa”, acrescenta o assessor de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.

Programação
Ao longo do mês, os serviços de saúde terão atividades alusivas ao mês, seguindo programação de cada um. Já no dia 18, haverá uma formação ampliada para toda rede de atenção do Município; e no dia 22, será lançada a nova cartilha Prevenção ao Suicídio e Automutilação. Fechando a programação, ainda será realizado um evento no Polytheama para debate com toda a sociedade. Os detalhes e horários de cada atividade serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura. Acompanhe.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/04/setembro-amarelo-campanha-conscientiza-sobre-a-prevencao-do-suicidio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original