Iniciativa pioneira: DAE Jundiaí assina Termo de Cooperação Técnica com o DAEE

Publicada em 06/09/2023 às 16:21

Um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a DAE Jundiaí e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (6), vai permitir que Jundiaí instale o sistema de telemetria nas indústrias da cidade que utilizam poços artesianos para abastecimento, mas recorrem à rede de esgoto da DAE para encaminhar os efluentes para tratamento. A iniciativa é pioneira e poderá servir de exemplo para outras concessionárias no Estado.

Pela DAE, assinaram o Termo o diretor presidente, Walter da Costa e Silva Filho, e o diretor superintendente de Gestão, Evandro Biancarelli, que foram recebidos pela superintendente do DAEE, Mara Ramos, e pela diretora de Regulação e Fiscalização do órgão, Sandra Garcia Lopes. “Queremos aprimorar o sistema de medição junto aos clientes”, explica Costa e Silva.

O objetivo é promover o monitoramento integrado e remoto de captação de águas subterrâneas no município, por meio de telemetria. Os dados serão compartilhados entre a DAE, o DAEE e os usuários. Como o tratamento do esgoto, em Jundiaí, é feito por meio de concessão à Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), a mesma também deverá participar das ações.

“Esta parceria com a DAE é uma inovação que o DAEE vem fazendo na parceria com os municípios para a boa gestão dos recursos hídricos. A DAE está de parabéns pela construção deste modelo sustentável para o nosso Estado”, disse Mara. Um escritório de apoio técnico do DAEE, na região, vai colaborar com o projeto.

Monitoramento

A DAE conta, atualmente, com 270 poços artesianos cadastrados em indústrias da cidade. Para fazer o monitoramento do consumo, um leiturista da empresa vistoria cada um, tal como é feito com os hidrômetros residenciais e comerciais que pertencem à DAE.

“A adesão ao projeto será voluntária, mas quem permitir o monitoramento ganhará, além de precisão no registro do consumo, a oportunidade de contribuir para a preservação do lençol freático”, aponta Biancarelli. A previsão é de que 20 hidrômetros sejam instalados na cidade nos próximos seis meses. O Termo de Cooperação tem duração de 48 meses.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí

Fotos: Comunicação/DAEE


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/06/iniciativa-pioneira-dae-jundiai-assina-termo-de-cooperacao-tecnica-com-o-daee/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original