Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) chega à sua 4ª edição e começa neste sábado (16)

Publicada em 12/09/2023 às 11:23

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realiza, entre este sábado (16) e o domingo (24), a 4ª edição da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ). A programação este ano traz como tema “O Poder da Palavra Escrita” e contará com uma série de atrações culturais gratuitas, como palestras, contações de histórias, rodas de conversas, mesas literárias, feiras de livros e apresentações culturais.

Dividida entre a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e a biblioteca da Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), a programação da FLIJ deste ano também chega ao Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), onde irá integrar também o Festival Temático Expressa, nos dias 23 e 24 de setembro.

Abertura da FLIJ será neste sábado (16), na Biblioteca Municipal

Cada uma dessas atrações da FLIJ foi programada com base em cinco eixos temáticos, que, para esta edição serão: Cultura Afro-brasileira, Formação Leitora na Infância, Representatividade de Gêneros, Cultura Pop e Diversidade Cultural.

Abertura
A abertura oficial da programação será já neste sábado (16), a partir das 10h, na Biblioteca Municipal, com diversas atrações até as 17h pelo eixo “Cultura Afro-Brasileira” e curadoria de Plínio Camillo. Após a abertura oficial, o primeiro dia de programação traz: às 11h, a apresentação do tema da 7ª ZumbiTECA; a partir das 11h a intervenção “Grande Terreiro – Quintais: Babalorixá, Tranças e cesta de poesias”; também às 11h, a contação de histórias “Lenda das tranças”, com o coletivo Sorrisinho; às 11h30, a palestra “Afrofuturismo – Futuro do presente na Literatura de Autoria Negra”.

No período da tarde, às 13h, é a vez do grupo de Jongo, do Instituto Araundê; às 14h, a roda de conversa “Literatura de Autoria Negra”, com Esmeralda Ribeiro e Alan da Rosa; às 16h, uma sessão de autógrafos; e às 17h o encerramento, com a apresentação do Coral Afro Griô no Grande Terreiro.

CONFIRA AS FOTOS DA ÚLTIMA EDIÇÃO DA FLIJ

A programação da FLIJ segue ao longo da semana, com atrações pelos seguintes eixos: “Formação leitora na Infância”, no domingo (17); “Diversidade Cultural”, na segunda (18), terça (19), quarta (20), sexta-feira (22) e domingo (24); “Representatividade de Gênero”, na quinta-feira (21); e “Cultura Pop”, no sábado (23).

Os detalhes da programação podem ser conferidos no site oficial da 4ª FLIJ.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/12/festa-literaria-de-jundiai-flij-chega-a-sua-4a-edicao-e-comeca-neste-sabado-16/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original