VISAM realiza ação educativa contra raiva no Jardim Copacabana
Publicada em 12/09/2023 às 16:36A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – realizou ação nesta terça-feira (12) no Jardim Copacabana, reforçando os procedimentos para a prevenção da raiva. No bairro, foi identificado o décimo quarto caso da cidade, do ano, de morcego positivo para a doença.
Além de percorrer as ruas da região, orientando os moradores sobre como agir no caso de identificação de um morcego em situações não usuais – como caído nos quintais, interior de residências ou no chão, sem conseguir voar, parado sob incidência da claridade em um muro ou anteparo e voando durante o dia -, as equipes informaram a população sobre a raiva e a importância da vacinação antirrábica, que deve ser aplicada anualmente nos cães e gatos.
“Graças à comunicação feita pelo morador, tomamos todas as medidas preconizadas, com orientação aos responsáveis pelo imóvel. Agora, em ação casa a casa, em escolas e nas unidades básicas de saúde da região, estamos reforçando os procedimentos preventivos. É fundamental que a população conheça principalmente os fluxos e seja proativa, nos contatando sempre que encontrar um morcego em situação que não é comum”, enfatizou o médico veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa.
Morador do bairro há 23 anos, o motoboy Luis Carlos Magoga aproveitou para esclarecer dúvidas. “Tenho três cachorros, que estão com as vacinas em dia. Como estamos em uma região com mata, é importante sabermos o que fazer. Quanto mais orientação melhor”, ressaltou.
O morcego encontrado no Jardim Copacabana é insetívoro, da espécie Histiotus velatus. Neste caso, não houve contactantes com o animal.
Como agir
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, a VISAM reitera que o órgão deve ser contatado, imediatamente, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do morcego.
A orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado o animal e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.
O Município disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica, que os cães e gatos devem receber anualmente. A aplicação ocorre na VISAM, localizada na Rua dos Bandeirantes n°375, Vila Municipal, a partir de agendamento telefônico. Há estacionamento gratuito na frente do local.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
16/01/2025
Operação de combate à dengue remove 1,6 tonelada de materiais inservíveis do Jardim Novo Horizonte
-
16/01/2025
Prefeitura reforça a importância da vacinação contra a febre amarela e orienta sobre procedimentos ao encontrar macacos mortos
-
13/01/2025
Jundiaí recebe oito ambulâncias para renovar a frota de saúde
-
12/01/2025
Janeiro Roxo: Saúde realiza ação de enfrentamento à hanseníase
Baixe as fotos desta notícia na resolução original