VISAM realiza ação educativa contra raiva no Jardim Copacabana

Publicada em 12/09/2023 às 16:36

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – realizou ação nesta terça-feira (12) no Jardim Copacabana, reforçando os procedimentos para a prevenção da raiva. No bairro, foi identificado o décimo quarto caso da cidade, do ano, de morcego positivo para a doença.

Além de percorrer as ruas da região, orientando os moradores sobre como agir no caso de identificação de um morcego em situações não usuais – como caído nos quintais, interior de residências ou no chão, sem conseguir voar, parado sob incidência da claridade em um muro ou anteparo e voando durante o dia -, as equipes informaram a população sobre a raiva e a importância da vacinação antirrábica, que deve ser aplicada anualmente nos cães e gatos.

Luis Magoga aproveitou para esclarecer dúvidas

“Graças à comunicação feita pelo morador, tomamos todas as medidas preconizadas, com orientação aos responsáveis pelo imóvel. Agora, em ação casa a casa, em escolas e nas unidades básicas de saúde da região, estamos reforçando os procedimentos preventivos.  É fundamental que a população conheça principalmente os fluxos e seja proativa, nos contatando sempre que encontrar um morcego em situação que não é comum”, enfatizou o médico veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa.

Morador do bairro há 23 anos, o motoboy Luis Carlos Magoga aproveitou para esclarecer dúvidas. “Tenho três cachorros, que estão com as vacinas em dia. Como estamos em uma região com mata, é importante sabermos o que fazer. Quanto mais orientação melhor”, ressaltou.

O morcego encontrado no Jardim Copacabana é insetívoro, da espécie Histiotus velatus. Neste caso, não houve contactantes com o animal.

As equipes passaram nas casas, escolas e equipamentos de saúde da região

Como agir
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, a VISAM reitera que o órgão deve ser contatado, imediatamente, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do morcego.

A orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado o animal e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.

O Município disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica, que os cães e gatos devem receber anualmente. A aplicação ocorre na VISAM, localizada na Rua dos Bandeirantes n°375, Vila Municipal, a partir de agendamento telefônico. Há estacionamento gratuito na frente do local.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/12/visam-realiza-acao-educativa-contra-raiva-no-jardim-copacabana/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original