Farmacêuticos da rede municipal iniciam ciclo de formação

Publicada em 13/09/2023 às 14:43

Farmacêuticos da rede municipal de saúde iniciaram uma capacitação, a partir de parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), para ampliar os serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família. O primeiro encontro ocorreu terça-feira (13), no Paço Municipal.

“Atualmente, o farmacêutico da Atenção Básica atua na dispensação do medicamento. Com essa qualificação, os nossos profissionais passarão a fazer o acompanhamento clínico dos usuários, ou seja, em consultas vão entender a queixa e auxiliar na condução do uso do medicamento, orientando sobre horários, interações com outros remédios, entre outros pontos, para que o tratamento seja efetivo”, explica a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Ana Cláudia Rodrigues.

Após o curso, os profissionais farão o acompanhamento clínico dos usuários das UBSs

Ao todo, o curso “Cuidado Farmacêutico” terá 10 encontros, sendo concluído até março de 2024, e contando com a participação de profissionais de Itupeva.

Acompanhando o primeiro dia, o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, ressaltou a importância da iniciativa. “Jundiaí segue investindo na qualificação dos serviços e dos profissionais. Essa é uma parceria importante que vem para aprimorar o cuidado voltados aos nossos pacientes da Atenção Básica e que vai refletir na qualidade de vida da população”, frisou.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/13/farmaceuticos-da-rede-municipal-iniciam-ciclo-de-formacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original