Prefeitura e Governo do Estado entregam nova Plataforma Turística do Expressa

Publicada em 15/09/2023 às 18:50

Dando continuidade ao projeto de revitalização do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), a Prefeitura de Jundiaí e o Governo do Estado entregaram, na tarde desta sexta-feira (15), a reforma da Plataforma Turística do espaço. O local serviu às antigas instalações da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e era usado como plataforma da linha Santos-Jundiaí, uma das mais importantes do Brasil à época. O Secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, foi representado pelo assessor Clodoaldo Marques.

“Desde a aquisição do Complexo Fepasa, em 2002, estamos promovendo o maior investimento da história do local. Jundiaí tem o desenvolvimento atrelado à ferrovia, por isso essa restauração é mais um passo importante no resgate da memória e para a ressignificação que estamos promovendo no Expressa através de elementos como a cultura, humanidades e pensando sempre no futuro”, afirmou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Prefeitura e Governo do Estado entregam nova Plataforma Turística do Expressa

O investimento total foi de R$ 419 mil. A obra foi custeada com recursos de convênio da Secretaria de Estado do Turismo e de contrapartidas municipais. O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) foi quem deliberou a escolha do projeto. O local recebeu recuperação das estruturas metálicas da cobertura das plataformas, substituição total das telhas, instalação de calhas e rufos, recuperação estrutural da plataforma, implantação de rampas de acessibilidade, recuperação das esquadrias e substituições dos vidros e recuperação das portas de acesso.

“A entrega desse espaço é fruto de um esforço intersetorial. Sempre acreditamos que a transformação da sociedade se dará também pela Cultura. Por isso estamos ampliando os investimentos ano após ano e democratizando cada vez mais o acesso aos espaços públicos”, disse o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

A reforma da Plataforma Turística integra o projeto de revitalização completa do Espaço Expressa, que tem investimentos estimados em R$ 50 milhões. No projeto total de revitalização do Expressa, também há um projeto para a implementação de um Parque Linear, que está inserido na ação de requalificação do Centro e que já foi iniciado.

Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, falou sobre a importância da entrega

“Temos um anseio muito grande para que o acervo da ferrovia, que hoje pertence ao Governo Federal, passe para o município, para que possamos fazer a restauração de diversos objetos que podem reforçar ainda mais a vocação rural e histórica do turismo de Jundiaí”, lembrou o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Além de servidores de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, estiveram presentes na inauguração os vereadores Cícero da Saúde, Daniel Lemos e Faouaz Taha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/15/prefeitura-e-governo-do-estado-entregam-nova-plataforma-turistica-do-expressa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original