Programação da FLIJ segue com atrações gratuitas ao longo da semana

Publicada em 18/09/2023 às 15:03

Após um agitado primeiro final de semana da 4ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebeu mais uma atração gratuita de sua programação na manhã desta segunda-feira (18). Desta vez, o público pôde prestigiar um clube de leitura e bate papo sobre a obra e participação especial do escritor Sérgio Vaz.

Na abertura, o diretor do Departamento de Cultura da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), João Carlos De Luca, enfatizou a importância da participação do público. “A FLIJ chega este ano à sua quarta edição, cumprindo não somente o seu papel de fomentar a leitura, a participação de público e o trabalho autoral local, como também enquanto local de construção conjunta com a sociedade, representadas pela Câmara Setorial de Literatura do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e pela Fatec, parceiras nesta ação”.

A atividade desta manhã contou com a abertura da escritora Gabizine e realização em parceria com o Curso de Eventos e com o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (Nets) da Fatec Jundiaí, representados pelos alunos e pelos professores Galileo Schioser e Gisele Moreira.

Assim como em toda a programação, houve ainda a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Sérgio Vaz é poeta, escritor e agitador cultural. Durante a mesa, compartilhou sua história de vida e de realização de saraus e mesas literárias, além das dificuldades que encontrou em sua carreira na busca por referências literárias negras e periféricas. “Queríamos mudar da periferia, mas foi quando entendi que o necessário era mesmo mudar a periferia. E a poesia tinha a capacidade de fazer isso”. E acrescentou: “Se alguém, algum dia, me dissesse que eu estaria aqui em Jundiaí para participar da FLIJ eu não teria acreditado”.

Uma das alunas do curso de Eventos, a jovem Luísa Brito sentiu-se emocionada com a oportunidade. “Foi muito emocionante conversar com o Sergio. Ele me causou duas impressões: uma de me fazer sentir em casa com a sua fala e outra uma espécie de arrependimento, por não o ter conhecido antes”, comentou a moradora do jardim São Camilo que, ao final da atividade, apresentou-se no palco com sua banda Ponte e Vírgula e declamou uma poesia em sua homenagem.

Luísa (centro) participou da atração na plateia e também no palco, onde se apresentou com sua banda

Mais programação
A 4ª FLIJ segue com uma extensa programação ao longo desta semana. A biblioteca da Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) recebe, nesta terça-feira (19), às 18h, a apresentação teatral “Sarauzinho enCena”, em que a Cia. Cena 4 apresenta a saga de quatro exploradores incansáveis de bibliotecas.

Ainda na Biblioteca Municipal no Complexo Argos, a programação da FLIJ traz: a roda de conversa sobre Produção literária jundiaiense, com mediação de Jéssica Balbino e a participação de Davi Junior, Fabi Zambelli, Fabio Spina, Liege Esteves e Marcos Zamana, na quarta (20), às 18h30; obate-papo literário “Imaginários Dissidentes”, com mediação de Jéssica Balbino e as participações de Bibi Abygail e Rosângela Arregolão, na quinta (21), às 19h; e o Sarau “Viagem Literária, nas estações: a parada é poesia!”, com curadoria de Mara Lígia Biancardi, na sexta-feira (22), às 18h30

Já o encerramento desta edição da Festa será no fim de semana, durante a programação do Festival Temático, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), no sábado (23), das 10h às 22h, e no domingo (24), das 10h às 20h. Entre as atrações previstas estão mesas literárias, intervenções artísticas, shows musicais, concurso e show com banda Cosplay, além de apresentação com o Coral Municipal de Jundiaí, feira de livros com expositores e autores locais, e workshops para o público infantojuvenil.

A programação completa pode ser conferida no site da 4ª FLIJ.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/18/programacao-da-flij-segue-com-atracoes-gratuitas-ao-longo-da-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original