Setembro Amarelo: mais de 250 pessoas debatem sobre prevenção ao suicídio
Publicada em 18/09/2023 às 15:41Com o tema “Prevenção ao Suicídio de Setembro a Setembro: construindo redes intersetoriais para o cuidado”, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e o Comitê Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio promoveram, nesta segunda-feira (18), um debate com representantes de áreas como saúde, educação e assistência social. Realizado no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), o evento reuniu mais de 250 pessoas. A iniciativa integra o mês marcado por ações de conscientização.
“Com toda a rede intersetorial da Prefeitura de Jundiaí, estamos abordando a importância da prevenção e do cuidado às situações de sofrimento psíquico em todas as faixas etárias e em diferentes espaços da comunidade. Quanto mais informação, mais ampliamos as possibilidades e ações efetivas, indo além dos ambientes da saúde, alcançando escolas, equipamentos da assistência social e outros locais de trabalho”, ressaltou o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri.
Contribuíram com o debate a consultora nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e Violência da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), Claudia Braga, que trouxe a temática “Criando Esperanças por meio de ações”; a médica psiquiatra da Rede de Atenção Psicossocial e Saúde Suplementar da UGPS, Kaiane Fernanda Toldo, com “Avaliação, cuidado e manejo das situações de risco de suicídio”; e a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Jundiaí, Maria Bernadete Amaral Carneiro, que apresentou o trabalho desenvolvido pelo grupo de apoio aos sobreviventes de suicídio.
“O suicídio, sendo um fenômeno complexo e multicausal, deve ser compreendido e abordado de maneira ampliada. Esse foi mais um evento importante, onde diretores de escola, professores, enfermeiros, médicos, guardas municipais, educadores físicos, entre outros diferentes atores da sociedade, puderam direcionar o olhar pela valorização e dignidade da vida em todos os sentidos e de todas as formas”, acrescentou o assessor de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.
Também participam a superintendente da Fundação TVTEC, Mônica Gropelo, o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Benedito Marcos Moreno, a diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Daniele Cristina Evangelista, o vereador Faouaz Taha, a dirigente da Diretoria de Ensino de Jundiaí, Valdete Ramos de Oliveira Melo e o diretor da FMJ, Evaldo Marchi.
Mais ações
Dando continuidade à programação, a Prefeitura e a Fundação TVTEC realizam, na próxima segunda-feira (25), o evento: “EVA: Elos de Vida e Amor para as Dores do Setembro Amarelo.” O evento, com início às 19h, no Teatro Polytheama, contará com a presença dos palestrantes Caciano Kuffel e Jessyca Oliveira, conhecida como Jessyborg. Os ingressos podem ser retirados de forma gratuita neste link.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original