Hortas Urbanas do Jardim Novo Horizonte transformam áreas ociosas e promovem saúde e renda

Publicada em 20/09/2023 às 09:55

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), tem investido na promoção de espaços públicos sustentáveis, alimentação saudável e geração de renda para a população por meio do Programa Horta Urbana, presente em sete bairros e em fase de implantação em outros 14 locais, entre eles o Jardim Novo Horizonte.

Seu Juraci Batista Gomes é responsável por uma das hortas do bairro, localizada na Rua Felizardo Silvestre. Animado e afeito ao bom papo, logo cativa os clientes com a paixão pela terra. “Para mim, o projeto foi muito importante, porque eu adoro trabalhar. Hoje em dia, eu não paro, mesmo com 74 anos. E a horta foi muito importante para deixar o bairro mais bonito e a rua mais segura”, disse. Em sua bicicleta, o permissionário Juraci ainda entrega as encomendas em casa para os clientes.

Nos canteiros, vários tipos de alface, entre elas a mimosa, roxa e americana, rúcula, cebolinha, almeirão, chicória, erva-doce, além das PANCs ora-pro-nóbis e coentro africano. A moradora Pâmela Serafim, vizinha da horta, sempre aproveita as verduras. “Nós não temos opções perto para comprar salada aqui perto. Além de tudo, é fresquinho”. Em breve, a horta ganhará a construção da casinha ecológica, que servirá como ponto de apoio ao permissionário.

Além da comercialização, os alunos da EMEB Fatima Damasio dos Santos Pandolpho também fazem ações na horta, como contempla o programa Desemparedamento da Escola, prática educacional de Jundiaí que intensifica o contato com a natureza como ambientes de aprendizagem.

“As hortas urbanas são uma solução muito simples para ocupar os terrenos públicos sem uso e dar a eles uma função social. Além da produção de alimentos e geração de renda, as hortas transformam a paisagem urbana, contribuem para o conforto ambiental, estimulam a economia solidária e oferecem um espaço para integração com a natureza dentro da cidade, onde crianças e adultos podem ter contato com a terra e acompanhar os ciclos naturais”, explica a diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí, Sylvia Angelini.

Também no Jardim Horizonte, na Rua Benedito Cucharo, o seu João José de Oliveira, de 71 anos, também integra o Programa Horta Urbana. “A coisa mais gostosa e gratificante da vida é plantar, ver nascer e depois colher. Graças ao Programa é que estou vivo”. Na horta, alface, coentro, rúcula e almeirão. Logo na porta, uma floreira cheia de suculentas, que são produzidas pela esposa, a dona Maria da Silva Oliveira. “Eu gosto muito das plantas. E esse espaço transformou as nossas vidas”.

Seu João José e Maria da Silva são permissionários da horta do Jardim Novo Horizonte

A horta também ganhará a casinha ecológica em breve, como parte da expansão do Programa. Depois de mais 50 anos em Jundiaí, o seu João é só gratidão. “Estou aqui em Jundiaí desde os 20 anos de idade e gosto muito. O espaço, que não tinha nada, hoje tem uma horta produzindo e que nos ajuda muito no sustento da família”, disse.

“O nosso desafio é trabalhar em duas frentes: primeiro, com a implantação de novas hortas urbanas em outros pontos da cidade. E, posteriormente, garantir que os permissionários das hortas já existentes tenham todo o suporte para o trabalho. É isso o que estamos buscando e entregando”, reforçou a coordenadora do Programa Horta Urbana de Jundiaí, Rita Stringari De Francesco. O Programa Horta Urbana é uma ação interdisciplinar, que conta com o apoio das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/20/hortas-urbanas-do-jardim-novo-horizonte-transformam-areas-ociosas-e-promovem-saude-e-renda/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original