Mobilidade Saudável e Lazer terá segunda edição neste domingo (24), entre a Vila Arens e o Centro

Publicada em 20/09/2023 às 18:24

A segunda edição do Programa Mobilidade Saudável e Lazer, iniciativa da Prefeitura, por meio da parceria entre as Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e Esporte e Lazer (UGEL), já tem dia e local: no próximo domingo (24), em vias que envolve o trecho da Vila Arens ao Centro, com interdição parcial delas para a população caminhar, andar de bicicleta, skate, patins e se divertir com os familiares e/ou acompanhados dos seus pets. O percurso irá ligar a Fábrica das Infâncias Japy até o Espaço Expressa.

A imagem mostra a Rua Barão do Rio Branco, ciclofaixa, no sentido Bairro Vila Arens, trecho que fará parte das interdições para a realização do Mobilidade Saudável e Lazer no domingo (24).
Percurso de 2,5 km terá início na Lacerda Franco, Barão do Rio Branco e seguindo pela XV de Novembro

Das 7h às 13h, a interdição será da rua Lacerda Franco, cruzando a rua Barão do Rio Branco, passando pela rua XV de Novembro, onde haverá a ocupação de uma faixa à direta para sinalização de ciclofaixa operacional. Essa ocupação irá até a rua Aristeu Dagnone, entrando à direta, até a Avenida União dos Ferroviários. É importante ressaltar que todo esse trajeto terá interdição de faixas apenas da direita, sendo que as outras faixas permanecerão abertas para o trânsito de veículos, ou seja, serão utilizadas de forma compartilhada. 

O estacionamento dos veículos na rua XV de Novembro, lado direito, estará proibido para a instalação da ciclofaixa operacional, sendo que operadores de trânsito auxiliarão os ciclistas, sob o monitoramento de agentes de Trânsito da UGMT. 

A União dos Ferroviários será interditada somente no sentido Paço Municipal, da rua Aristeu Dagnone, onde terminará a ciclofaixa operacional vinda da rua Lacerda Franco, pela rua XV de Novembro, até a rua Doutor Almeida, em um percurso de aproximadamente 2,5 quilômetros.

“A ação vai proporcionar aos participantes um espaço seguro para Mobilidade Saudável e Lazer, ao ar livre. O governo do prefeito Luiz Fernando Machado tem como uma das diretrizes promover o convívio das pessoas, com qualidade e momentos agradáveis”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Com a integração da UGMT e da UGEL, o programa Mobilidade Saudável e Lazer teve a primeira edição na avenida Nove de Julho, em agosto, e deverá ser realizado de maneira itinerante para que todas as regiões sejam contempladas. 

“A partir da missão que nos foi dada de fomentar o esporte e lazer em Jundiaí, como diretriz do plano de governo, a iniciativa vem ao encontro deste propósito por contribuir para o convívio e aprática de atividade física, contribuindo para a melhora da qualidade de vida”, afirma o gestor de Esporte e Lazer, Luís Cláudio Tarallo.

A ação também integra a programação da Semana Nacional do Trânsito, que, desde o dia 18 até o dia 25 deste mês, conta com palestras, blitz educativas, entre outras atividades.

Desvio

Os condutores que se utilizariam da Avenida União dos Ferroviários terá como alternativa a Rua XV de Novembro, desde a Rua Barão do Rio Branco, até a Rua Dr. Almeida, onde poderão retornar à União dos Ferroviários.

Expressa

Neste fim de semana vai rolar o Festival Temático com tema “Convivência”, sendo que, no domingo, será das 10h às 20h.

Programação nesse link.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/20/mobilidade-saudavel-e-lazer-tera-segunda-edicao-neste-domingo-24-entre-a-vila-arens-e-o-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original