Debate sobre inclusão marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Publicada em 21/09/2023 às 15:33

A Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) e da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, promoveu, nesta quinta-feira (21), uma roda de conversa de tema “Inclusão só existe com acessibilidade”. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e fez parte das celebrações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

“A data foi instituída em 1982 e, desde então, temos conquistado avanços importantes na sociedade, principalmente em Jundiaí, que tem 28.889 pessoas com deficiência, segundo o censo de 2021 do IBGE. Neste evento pudemos refletir sobre tudo o que foi feito e debater sobre os próximos passos a serem tomados na busca pela inclusão e equidade social”, comenta o assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos.

Durante toda a manhã, os presentes puderam discutir os principais desafios para garantir acessibilidade total nas áreas de urbanismo, educação, comunicação, empregabilidade, esportes, entre outros. “Além da celebração, essa data traz a compreensão de que a luta pelos direitos das pessoas com deficiência não pode parar. A conscientização e a informação sempre serão as melhores formas de trazerem luz à causa”, opina a Presidente do CMDPCD, Kelly Cristina Melo.

Também compareceram ao evento a superintendente da Fundação TVTEC, Monica Gropelo; a diretora do Departamento de Educação Inclusiva (UGE), Karina Verardo; o diretor do Departamento de Esporte Adaptado do PEAMA, Cesar Munir de Almeida; a arquiteta da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Karen Nitsch Mazolla; a arquiteta especialista em acessibilidade, Julia Lopo; o presidente da União das Pessoas com Deficiência de Jundiaí e Região, Ariosto Francisco Conceição; a conselheira do CMDPCD, Michele Roveri; o representante da OAB, Daniel Tejeda; e o vereador Dika Xique-Xique.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/21/debate-sobre-inclusao-marca-o-dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original