Prefeitura lança cartilha de prevenção ao suicídio e manual de orientação à imprensa

Publicada em 22/09/2023 às 17:55

Nesta sexta-feira (22), em encontro na Sala de Situação do Paço Municipal, o Comitê Permanente de monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio realizaram o lançamento oficial da segunda edição da Cartilha de Prevenção ao Suicídio e do manual de capacitação para os profissionais de imprensa. As entregas concluem mais uma etapa da elaboração do plano, liderado pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).

“A saúde mental é um tema que demanda cada vez mais atenção do poder público, principalmente após a pandemia. A pedido do Prefeito Luiz Fernando Machado, temos trabalhado de forma intensiva para cuidar da nossa população e promover mais saúde e bem-estar para todos. Essas entregas são mais um importante passo nesse sentindo”, avalia o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

A cartilha foi produzida sob gestão da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, que está ligado à Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS). Ela tem como objetivo instrumentalizar o profissional para o reconhecimento e cuidado à crise suicida, de forma ética, responsável e tecnicamente embasada.

Já o manual traz os principais conceitos voltados ao tema, a importância de uma comunicação bem feita no contexto da prevenção ao suicídio, as principais recomendações para elaboração de notícias – como o que fazer, o que não fazer e por qual motivo fazer -, além de dicas para a construção da matéria e dados importantes sobre o suicídio no mundo, Brasil e Jundiaí. Também há um tópico específico sobre como tratar o tema nas redes sociais. Ele foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), junto aos técnicos de saúde que integram o comitê.

Lançamento dos materiais digitais aconteceu na Sala de Situação do Paço Municipal

“Os dois materiais são de extrema importância no atual contexto da sociedade. Ambos trazem informações claras, importantes e técnicas sobre as formas de lidar com um assunto tão delicado, e devem ser utilizados por profissionais de diversas áreas, além da própria população”, explica o Coordenador de Saúde Mental, Alexandre Sandri.

“O Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio avança com essas duas importantes entregas, que nortearão o desenvolvimento de políticas daqui para frente, além de refinar a forma de tratamento do tema. O Comitê prepara novas ações e entregas para os próximos meses”, ressalta o Assessor de Direitos Humanos e Presidente do Comitê, Paulo Fernando de Almeida.

Também estiveram presentes no encontro os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Dr. Fernando Souza (Negócios Jurídicos e Cidadania), Tiago Texera (Promoção de Saúde), Simone Zanotello (Administração e Gestão de Pessoas), Carla Basson (Segurança Municipal), além da gestora adjunta da Casa Civil, Carmen Tubini, e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Diretoria Regional de Ensino e Centro de Valorização da Vida (CVV).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/22/prefeitura-lanca-cartilha-de-prevencao-ao-suicidio-e-manual-de-capacitacao-a-imprensa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original