Quase metade dos cânceres poderiam ser evitados

Publicada em 27/09/2023 às 14:00

O corpo funciona como uma máquina. E, assim como elas, para evitar ‘panes’, precisa de manutenção constante, combustível de qualidade e ambiente adequado. De acordo com dados do Instituto Nacional contra o Câncer (INCA), metade dos cânceres é decorrente de causas evitáveis como alcoolismo, tabagismo, exposição ao sol e a vírus. A outra parcela de casos, com hábitos saudáveis de vida, tem os impactos da doença reduzidos e melhores resultados nos tratamentos.

De acordo com o oncologista Marcelo Faneli, responsável pelo setor de Quimioterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), o câncer de mama, em especial, tem como fatores de risco a obesidade, o alcoolismo e o tabagismo. “São situações que podem ser evitadas e prevenidas, principalmente com exercício físico. A Caminhada pela Vida tem o impacto de colocar o tema em evidência e promover hábitos saudáveis entre a população, mostrando que as mudanças para ter vida saudável dependem de pequenas alterações diárias”, ressalta.

A prática de atividades físicas, por exemplo, proporciona ganhos para a saúde tanto do corpo como da mente. É assim que a jornalista e superintendente da Fundação TVTEC, Monica Gropelo, enfrentou e venceu três episódios de câncer de mama. “Exercício físico é remédio para prevenir doenças, como o câncer de mama, suportar a rotina de tratamentos adjuvantes e para retomar à vida com qualidade e disposição. Além disso, dar continuidade aos projetos”, comenta a superintendente, que não se afastou das atividades profissionais durante os tratamentos.

A ser realizada no dia 8 de outubro, com expectativa de reunir 2.000 pessoas, a Caminhada pela Vida, articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, tem por objetivo estimular as pessoas a praticarem atividades físicas com foco na prevenção de doenças, inclusive, o câncer. “O esporte fez toda a diferença para mim, não somente para a recuperação das cirurgias, como para a minha mente. O câncer é uma doença traiçoeira, que exige que estejamos atentas e preparadas. Eu corro vários km por dia. Isso me dá qualidade no sono, no tônus muscular e na mente. Esse é o meu combustível, juntamente com uma alimentação saudável”, reforça a jornalista.

Caminhada pela Vida acontecerá no dia 8 de outubro, no Parque da Cidade; para participar, basta comparecer, às 8h

Caminhada
Participam da iniciativa como patrocinadores as empresas Besins, Grau Técnico, Unimed Jundiaí, Me.linda, Grupo Montekali e Ótica Santês. Já os apoiadores são Sesc Jundiaí, Coca-Coca Femsa, Natural One, LuxSign, Qualatex e Teo Balões. A empresa Davelo, especialista em corridas e caminhadas, está ajudando de forma colaborativa na organização de todo o evento.

A organização conta com a parceria do Hospital São Vicente e a participação do Hospital Universitário/Faculdade de Medicina de Jundiaí, bem como diversas Unidades de Gestão da Prefeitura: Promoção da Saúde, Esporte e Lazer, Cultura, Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade e Transporte, Educação, Inovação e Relação com o Cidadão, além da Fundação TVTEC, Fundo Social de Solidariedade e DAE/Parque da Cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ



Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/27/quase-metade-dos-canceres-poderiam-ser-evitados/