Espetáculos, exposições e atrações do ‘Cidade das Crianças’ recheiam a Agenda Cultural

Publicada em 29/09/2023 às 10:04

Para este fim de semana, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) volta a propor uma série de atrações para todos os gostos do público, com destaque para a programação cultural destinada ao público infantojuvenil pelo programa municipal Cidade das Crianças. Confira abaixo os detalhes das atrações em cada espaço cultural:

Fábrica das Infâncias Japy
Além de manter suas instalações internas e seu Parque Naturalizado aberto aos finais de semana, das 9h às 13h, a Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens) traz, aos sábados e aos domingos, sempre às 10h30, uma atração gratuita pelo programa Cidade das Crianças.

Neste sábado (30), a atração das 10h30, será “O Trovador e o Rei”, com a Cia. A Dois. Com Giovanni Joaquim e Sid Alves no elenco, a contação traz a história de um trovador chamado para entreter o rei, que andava muito chateado. No entanto, depois de fazer muitos e muitos versos, o trovador descobre que o rei tinha um problema que nenhuma de suas histórias poderia resolver.

No domingo (01), a atração proposta para as 10h30 será a contação de histórias “Cadê o bebê”, com o grupo Gatos Gordos, que tem classificação livre e duração de 35 minutos. Baseada no livro “O bebê da cabeça aos pés”, de Vitória Adler, o grupo traz a história do bebê que brinca e reconhece partes do seu corpo, despertando e percepção de sua autonomia em momentos de higiene, prazer e brincadeiras consigo e com os outros.

Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos) tem horário estendido de funcionamento aos sábados, das 10h às 17h, com programação gratuita.

Neste sábado (30), a programação traz, às 10h, as aulas de xadrez para iniciantes, com os Iliandro e Maurício, principalmente para crianças e iniciantes.

Já pelo programa Cidade das Crianças, a atração começa sempre às 11h, e, desta vez, é uma contação de história, com a Cia. Tá na Hora. O que acontece quando uma rã tenta ficar do tamanho de um boi? E quando um galo ranzinza encontra uma linda pérola? Vamos descobrir juntos, nesta apresentação do Projeto Tá na Hora, que reúne as histórias “A rã e o boi” e “O galo e a pérola”.

Já no período da tarde, às 15h, é a vez do Clube do Vinil – Bossa Nova, com Renata Iacovino e Marcio Martelli.

Na Biblioteca, as atrações do programa Cidade das Crianças aos sábados são sempre apresentadas às 11h

Teatro Polytheama
No Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro), a programação começa já nesta sexta-feira (29), a partir das 20h30, com o espetáculo “Toquinho & Camilla Faustino – 55 anos de Música”, em comemoração pela carreira de um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Os ingressos podem ir até R$ 240 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e na internet, por meio da plataforma Sympla.

Já no sábado (30), o espetáculo da vez será “Gianni Schicchi – Ópera Cômica em um Ato”, de Giacomo Puccini, que será apresentado às 20h pela 25ª temporada dos Concertos Astra-Finamax. Os ingressos para todos os setores do Teatro custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e na internet, por meio da plataforma Sympla.

E no domingo (01), o teatro recebe a partir das 19h30, o espetáculo “Em busca das Estrelas”, do o projeto Tem Dança na Escola. Os ingressos são gratuitos, com a sugestão de ingresso solidário com a doação de um litro de leite, na retirada do ingresso ou na noite do espetáculo, disponíveis tanto na bilheteria do teatro e na internet, por meio da plataforma Sympla.

Mais informações podem ser obtidas na bilheteria do teatro, pelo telefone 4586-2472.

Exposições
Neste fim de semana, chega ao fim o período em exibição de duas exposições com visitações gratuitas na cidade. Uma delas, Diversidade em Contraluz, de Maurici Chinaque, pode ser visitada no Espaço de exposições Sônia Cintra da Biblioteca Municipal até este sábado (29).

Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro) chega ao fim neste domingo (01) a exposição Memórias da Terra Querida, Jundiaí, com gravuras em relevo do artista visual Luca Ferrari de dez importantes patrimônios materiais de Jundiaí.

Os interessados podem aproveitar também o horário estendido de funcionamento dos equipamentos culturais aos finais de semana – das 10h às 17h – para conferir a exposição permanente Ferrovias… muito além dos trilhos, no Museu dos Ferroviários (avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa).

E no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão chega ao seu último mês em cartaz a exposição Holocausto: para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita, que tem como classificação etária maiores de 12 anos, acompanhados de pais ou responsáveis.

Todos os detalhes da programação podem ser consultados na Agenda Cultural.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/29/espetaculos-exposicoes-e-atracoes-do-cidade-das-criancas-recheiam-a-agenda-cultural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original