Disposição e alegria marcam a edição especial do Qualidade de Vida nos Terminais, para os idosos

Publicada em 01/10/2023 às 10:39

Nesse sábado (30), teve muita disposição e risadas, para cuidar da saúde e movimentar o corpo, na terceira edição do Qualidade de Vida nos Terminais, que contou com atividades diversificadas e especiais para os idosos. As ações em parceria das Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e de Promoção da Saúde (UGPS), desta vez, tiveram a integração da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Políticas para o Idoso, e do Conselho Municipal de Direitos da pessoa Idosa (COMDIPI).

A programação teve início com uma aula para apontar os pontos cegos dos ônibus, na qual Danilo Luiz, responsável pelos treinamentos de motoristas do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), orientou sobre a importância de os idosos serem vistos, nos embarques e desembarques que, preferencialmente, devem ser feitos pela porta da frente. “O ideal é se apresentar ao motorista para que ele se atente, e depois subir nos degraus, porque, nas portas do meio e de trás dos ônibus, o motorista não consegue ver quando o idoso ainda está embarcando, o que pode provocar eventualmente uma queda.”

Na sequência, o grupo seguiu com um ônibus até o Terminal Colônia, onde mais ações foram proporcionadas: exames de glicemia e pressão arterial, verificação da carteira de vacinação, aplicação de doses de vacina, atividades físicas e distribuição de pipoca e balão.

“Pratico atividades físicas, três dias na semana, mas, é sempre bom ter oportunidade de fazer exames para saber como está a saúde. Estou feliz que a minha pressão e a taxa de glicemia estão normais”, comentou Rosa Maia Moniz, 63 anos.

A imagem mostra uma senhora sentada e a enfermeira aferindo a pressão arterial dela.
Rosa ficou feliz de saber que a pressão e taxa de glicemia estavam normais

Lenira Santos da Silva, 53 anos, tomou as doses de vacina que estavam atrasadas. “Adorei essas ações. Esse programa está aprovado. É super importante.”


“Muito bom poder cuidar da saúde dentro do terminal. Faço exames regularmente, e é sempre bom saber que a saúde está boa”, disse Santo Bento, 72 anos.

O Qualidade de Vida nos Terminais tem como proposta principal levar serviços oferecidos pela Prefeitura para mais próximo da população e, nesse caso, para os usuários do transporte coletivo municipal. “A ação é para que os serviços de saúde sejam oferecidos além das unidades, e neste mês, preparamos as atividades para os idosos, que é um público que já costuma se cuidar”, explicou o gerente enfermeiro da UGPS, Eduardo Elias de Melo.

A imagem mostra um grupo de idosas fazendo atividade física, além de professoras e do mascote da UGMT, Vaguinho.
Atividades físicas para movimentar o corpo e animar ainda mais as participantes

A ampliação das ofertas de acesso aos serviços públicos é um dos compromissos do governo municipal. “Com a integração das Unidades Gestoras, conseguimos beneficiar cada vez mais pessoas, atendendo às suas necessidades, e proporcionando o bem-estar”, ressaltou o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Jundiaí oferece várias frentes de políticas públicas para idosos, que envolvem lazer, atividades físicas, ações de saúde, capacitação, segurança, entre outros. “Constantemente, praticamos a escuta para saber as demandas dos idosos do nosso município. A participação deles já começa com as sugestões. Eles são ativos, e gostam de conviver uns com os outros. É sempre bom estar com eles”, afirmou a assessora de Políticas para a Pessoa Idosa, Alessandra Citelli.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/01/disposicao-e-alegria-marcam-a-edicao-especial-do-qualidade-de-vida-nos-terminais-para-os-idosos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original