Com a adesão de Itu, Rede Brasileira de Cidades das Crianças chega a 13 integrantes

Publicada em 03/10/2023 às 15:55

O prefeito Luiz Fernando Machado assinou, com o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, a adesão do Município paulista à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. A assinatura foi realizada na manhã desta terça-feira (03), no gabinete do Paço Municipal, e confirma a chegada do 13º integrante da rede da qual Jundiaí é sede.

“Com a adesão de Itu contamos com a consolidação de mais um Município convencido da tese de que os investimentos no desenvolvimento na infância, durante os anos iniciais da vida dos cidadãos, são fundamentais na redução das desigualdades. Itu passa a ser mais uma parceira nesta rede, que tem a coordenação do pedagogo italiano Francesco Tonucci, e torna-se também protagonista em priorizar as Infâncias em suas práticas”, comentou Luiz Fernando.

Gazzola elogiou as políticas públicas que a Prefeitura vem desenvolvendo com foco na Infância. “Jundiaí sempre foi um polo de boas práticas e seu exemplo no cuidado com a criança nos inspirou a aderir a esta rede e iniciativa, que possuem alcance e importância mundiais”.

Com a nova adesão, Rede Brasileira de Cidades das Crianças passa a ser composta por 13 integrantes

Já o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é ponto focal do programa Cidade das Crianças em Jundiaí, também comentou sobre a adesão. “Itu esteve conosco em março, durante o Encontro Internacional realizado por Jundiaí, e já na ocasião assinou a carta de intenção e deu os primeiros passos, como as formações com o Tonucci, a criação de uma lei para priorizar a política da Infância, já possui um Plano Municipal de Primeira Infância e está articulando a criação de seu Comitê das Crianças. É mais uma força que se soma na Rede e que já confirmou participação, agora em outubro, na viagem às cidades de Pontevedra, na Espanha, e Valongo, em Portugal, com o Tonucci”, comentou.

Rede
A Rede Brasileira de Cidades das Crianças foi formalizada em março deste ano, durante a realização do 1º Encontro Internacional pela Prefeitura, e que contou com as presenças de Tonucci, e a coordenadora internacional de redes, Lorena Morachimo.

Atualmente, além de Jundiaí, a Rede é composta por Municípios de seis diferentes Estados, que são: Benevides, no Pará; Boa Vista, em Roraima; Brasileira, no Acre; Fortaleza e Sobral, no Ceará; Osório e Pelotas, no Rio Grande do Sul; e, em São Paulo, Itu, Itupeva, Jarinu, Mococa e Mogi das Cruzes, esta última a mais recente a aderir, no último 20 de setembro, durante o 2º Encontro Urban95, também realizado em Jundiaí.

Nesta terça-feira (03), também participaram da assinatura, representando a Prefeitura de Itu, o secretário de Planejamento e coordenador das ações de Primeira Infância, Gilmar Pereira; a secretária de Comunicação Social, Flávia Frossard; e a secretária-adjunta de Comunicação e gestora do Plano Municipal de Primeira Infância, Lilian Sartorio.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/03/com-a-adesao-de-itu-rede-brasileira-de-cidades-das-criancas-chega-a-13-integrantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original