Projeto escolar que motivou recuperação do Parque do Mato Dentro é finalista em concurso nacional

Publicada em 04/10/2023 às 08:14

O projeto dos alunos da Emeb Irmã Flórida Mestag que inspirou a Prefeitura a recuperar as lagoas do atual Parque Urbano do Mato Dentro é finalista da etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis. Com o nome “Água e solo – Tamo junto”, o projeto de Jundiaí ficou entre os cinco melhores de mais de 700 projetos inscritos.

Promovido pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Prêmio está em sua primeira edição e tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas de sustentabilidade na gestão ambiental, social e de governança entre as escolas.

“Antes mesmo da pandemia de Covid-19, esta iniciativa da Emeb Flórida já ia ao encontro do ‘desemparedamento da escola’ do programa Escola Inovadora, por incentivar as aprendizagens dos nossos meninos e meninas a partir da investigação, da ida a campo e do contato com a natureza. Por isso, estar entre os finalistas de tantas boas práticas vindas de todo o País já é motivo de orgulho para nossas crianças e desejamos que avancem nesta premiação”, comentou a gestora Vastí Ferrari Marques.

Projeto “Água e solo – Tamo junto” inspirou a Prefeitura a recuperar as lagoas do atual Parque Urbano do Mato Dentro

A diretora da escola, Tânia Vilela, explicou o projeto. “Este projeto surgiu em 2018 quando as crianças foram a campo para realizar um estudo sobre solos e vegetações e ficaram inconformadas ao descobrir que, no caminho para a escola, havia lagoas que eles sequer haviam notado por conta do assoreamento. Inicialmente, produzimos um vídeo para sensibilizar a comunidade e que contou com a pronta adesão do prefeito Luiz Fernando Machado. E foi este com este material que concorremos ao prêmio, juntamente com um outro vídeo, produzido depois da recuperação dos lagos, pois achamos importante dispor de um material mais extenso, que contasse também para as crianças que chegaram depois, para que soubessem que nem sempre houve vida naquele local por onde elas passam para chegar à escola”.

O anúncio do vencedor da etapa nacional será realizado nos dias 16 e 17 deste mês, em Brasília. O vencedor de cada categoria receberá premiação de R$ 15 mil, além de avançar para a etapa internacional, marcada para novembro, na Praia do Forte, na Bahia, em que disputarão, além dos projetos brasileiros, também iniciativas colombianas e mexicanas.

Parque
A revitalização do local que hoje é o Parque Urbano do Mato Dentro surgiu após a apresentação do projeto pelos alunos e que foi atendida pelo prefeito Luiz Fernando Machado após visita de alunos ao Paço Municipal e anunciada, menos de um mês depois, em visita à unidade escolar. O local foi inaugurado pela Prefeitura em dezembro de 2020 e possui cerca de 23 mil metros quadrados, com quatro lagos, pistas para corrida e caminhada, ciclofaixa, quiosques, pergolados, além de instalações voltados para o público infantojuvenil Cidade das Crianças.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/04/projeto-escolar-que-motivou-recuperacao-do-parque-do-mato-dentro-e-finalista-em-concurso-nacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original