Retirada de muro fortalece pertencimento e avanço das obras do Parque Urbano do Expressa

Publicada em 04/10/2023 às 17:23

O prefeito Luiz Fernando Machado fez, nesta quarta-feira (04), o anúncio da nova fase das obras do Parque Urbano do Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa. Após a apresentação das intervenções e melhorias já realizadas pela Prefeitura no local desde 2017, o público se reuniu, na avenida União dos Ferroviários, para a retirada parcial do muro do prédio, a fim de simbolizar a integração do novo parque ao centro histórico de Jundiaí, valorizar o pertencimento da população a este patrimônio municipal e incentivar a ocupação e convivência das pessoas no local.

“A retirada deste muro como anúncio para as novas obras deste parque simboliza a reintegração do Espaço Expressa com o cenário urbano e com as pessoas, que devem se sentir cada vez mais convidadas a ocupá-lo. É mais uma melhoria realizada pela Prefeitura neste importante patrimônio de Jundiaí, que se soma, por meio dos R$ 8 milhões já investidos, as entregas recentes, como as melhorias nos galpões de estacionamento e a revitalização da Plataforma Turística, e frentes de obras ainda em andamento, como as trocas das coberturas do Bloco Histórico e dos galpões ocupados pela Mobilidade e Transporte”, comentou Luiz Fernando.

Retirada do muro simboliza a integração do novo parque ao centro histórico e valorizar o pertencimento da população ao patrimônio municipal

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressaltou a importância da novidade para a preservação do local. “Pouco mais de um ano após o anúncio do novo conceito do Expressa, como espaço de Cultura, Humanidades e Futuros, anunciamos mais uma frente de obra, que corrobora com a máxima de que este é um espaço em transformação. E trata-se de melhorias aprovadas por todas as instâncias de preservação patrimonial, que constam no Plano Diretor deste Espaço, priorizam as pessoas e contribuem para tornar Jundiaí, cada vez mais, numa Cidade das Crianças”.

O Espaço Expressa é o único patrimônio de Jundiaí com tombamento em nível nacional, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além da aprovação nessa instância, a obra conta ainda com a anuência das esferas municipal e estadual de preservação, respectivamente, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Anúncio das obras teve início com a apresentação, na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos, das intervenções e melhorias já realizadas pela Prefeitura

Prevista para conclusão nos próximos meses, a atual fase da obra consiste, após a retirada do muro, na criação de calçamento que integre o acesso dos pedestres ao Espaço Expressa ao longo de todo o trecho. Será também criada uma faixa de recuo na avenida para o desembarque de passageiros e a instalação de ponto de ônibus.

Ao longo do novo calçamento serão também preservadas todas as árvores plantadas ali, pés de seringueira, que receberão poda e um novo calçamento, no formato de “deck de madeira”, que em muito contribui para a irrigação do solo e manutenção da saúde das árvores.

Com a participação do diretor do Espaço Expressa, William Paixão, as ações de hoje contaram com as presenças de artistas da cidade, do Comitê das Crianças, dos integrantes e diretores dos corpos artísticos municipais; além de estudantes, funcionários e usuários de serviços do Expressa, como as Unidades de Gestão da Prefeitura instalados no local, Fatec e Poupatempo. Representantes da Allma Hub, responsável pelo projeto do novo conceito de ocupação do equipamento público, também participaram.

Artistas e representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura e demais órgãos instalados no local participaram do anúncio

Também acompanharam a atividade os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), além do superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), José Galvão Braga Campos (Tico), do presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Albino, e vereadores.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/04/retirada-de-muro-fortalece-pertencimento-e-avanco-das-obras-do-parque-urbano-do-expressa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original