Atividade propõe aos estudantes da vila Alvorada um exercício de observação da paisagem

Publicada em 05/10/2023 às 13:31

Os alunos dos quartos anos da Emeb Professora Anna Rita Alves Ludke, na vila Alvorada, tiveram uma manhã especial de atividades pedagógicas nesta quarta-feira (04). Após uma caminhada, acompanhadas do apoio da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), as quatro turmas se dirigiram ao mirante localizado no bairro, na Alameda dos Ipês, para realizar uma atividade de observação e reflexão sobre o cenário urbano e a natureza, representada ao fundo da paisagem pela Serra do Japi.

“A atividade desenvolvida pela escola nesta manhã vai ao encontro do programa Escola Inovadora e coloca em prática o ‘Desemparedamento da escola’, pois estimula o contato das crianças com a natureza, fortalece o seu pertencimento com os entornos da unidade escolar, fortalecendo as aprendizagens das nossas crianças por meio de práticas pedagógicas que proporcionam experiências de que elas jamais se esquecerão”, comentou a gestora da Educação, Vastí Ferrari Marques.

Atividade propôs a observação das paisagens, tendo como plano de fundo a Serra do Japi

A professora Luciana Maciel explicou a proposta da atividade. “Estamos estudando em Geografia os relevos e biomas, e juntamente com as colegas Rosane, Gina e Wina, professoras das outras turmas de quartos anos, propusemos esta atividade em contato com a natureza. A ideia era fazer uma observação da paisagem, tanto da cidade quanto da natureza, comparando o presente com o passado e o futuro. São muitos os conceitos e disciplinas envolvidas, como, por exemplo, as Artes, já que as crianças também desenharam o que observaram”, comentou.

O pequeno Arthur Melo, de dez anos, aprovou a atividade. “Eu passo de carro aqui todos os dias, a caminho da escola, mas nunca parei para brincar. E hoje, além de conhecer melhor a região ainda pude observar a serra. Eu gosto bastante de atividades assim, pois fora da sala de aula eu também aprendo”.

Outra colega que também aproveitou foi a Laura Helena Silva, de nove anos, e que também vai de carro para a escola. “A última vez que eu vim aqui foi quando eu tinha cinco anos e eu brinquei de pega-pega e de pular corda. Hoje foi diferente, vim aqui com a escola e a pé. Acho legal ter atividades assim, pois sair ao ar livre e apreciar as plantas e as árvores fazem a gente perceber as coisas boas da vida”.

Trajetos da criançada contaram com os apoios das equipes da GMJ e estagiários da escola

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/05/atividade-propoe-aos-estudantes-da-vila-alvorada-um-exercicio-de-observacao-da-paisagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original