Mais de duas mil pessoas responderam à pesquisa sobre o Centro de Jundiaí

Publicada em 05/10/2023 às 08:08

A Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Mobilidade e Transporte (UGMT), divulgou os resultados preliminares da pesquisa Ativa!, de percepção sobre o Centro da cidade. 2.031 pessoas responderam a pesquisa, sendo a maior parte de mulheres adultas com idades entre 30 e 49 anos. A partir das respostas, estão sendo balizadas as ações em andamento e as futuras do Plano Estratégico de Requalificação do Centro. Os dados foram apresentados em uma exposição no Paço Municipal na semana passada e no Festival Expressa nos dias 23 e 24 de setembro. A pesquisa ficou disponível para participação entre os dias 01 de agosto e 10 de setembro.

“A pesquisa de percepção do Centro é um esforço em conjunto entre Poder Público, moradores, comerciantes e frequentadores do Centro para que as políticas públicas sigam de uma maneira persistente para que o movimento seja mantido. Conhecer a expectativa ajuda a orientar as ações”, disse o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

Representantes da UPGUMA e UGMT na divulgação dos resultados da pesquisa Ativa!

Segundo os dados, grande parte dos entrevistados costumam ir sozinhos para o centro ou acompanhados de outros adultos. O principal motivo das pessoas irem até o centro é para uso do comércio, serviços e lazer. Já os aspectos que as pessoas mais gostam no Centro é a presença do patrimônio histórico.

“É um trabalho intersetorial muito importante que busca, através das escutas com a comunidade, informações para que as intervenções sejam mais efetivas, uma vez que, os próprios frequentadores do Centro da cidade apontam os seus anseios. Sendo assim, conseguiremos transformar a área central em um espaço com melhores condições de mobilidade, lembrou o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Do total de respostas, 1.239 pessoas utilizam carro ou moto como principal meio de locomoção até o Centro. Também foi perguntado o que influenciaria a troca do carro ou moto pelo transporte ativo, a pé ou bicicleta, por exemplo, para ir ao Centro. A resposta, para a maioria das pessoas é que precisa melhorar a segurança, tanto a pessoal quanto a viária. Também chama atenção, o fato de que entre as pessoas que vão ao Centro de carro ou moto, após chegar, 93% andam a pé pelo Centro

A partir dos resultados, políticas públicas estão sendo elaboradas, com um projeto piloto que contempla o aumento da área transitável para pedestres em várias ruas da região central. No cruzamento das ruas Siqueira de Moraes e Barão de Jundiaí, a rua será elevada para garantir acessibilidade às pessoas nas travessias. Também estão previstas intervenções de ampliações de calçadas nos cruzamentos da Siqueira de Moraes com as Ruas XV de Novembro, Prudente de Moraes, Marechal Deodoro da Fonseca e Rangel Pestana para maior segurança dos pedestres.

“Os projetos pilotos, desde o início da formulação do programa, já contemplavam os dados oficiais, mas a pesquisa de percepção veio ratificar as principais necessidades do pedestres, especialmente na rua Siqueira de Moraes, uma das ruas em que foram registrados mais sinistros de trânsito no Centro”, disse a arquiteta da UGPUMA, Alissandra Bernardini.

Projeto piloto contempla aumento da área transitável para pedestres em algumas ruas do centro

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/05/mais-de-duas-mil-pessoas-responderam-a-pesquisa-sobre-o-centro-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original