Nova exposição no Ciempi mistura inspiração e materialidade a partir da criação manual

Publicada em 06/10/2023 às 17:55

O Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância Rubem Alves (Ciempi) recebeu nesta sexta-feira (06) a abertura da exposição “Abrigos para Sonhos e Corpos”, da artista Stela Barbieri. A iniciativa é uma realização da Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do programa Escola Inovadora, e da Bináh Espaço de Arte, com produção da NU Projetos de Arte.

“Esta exposição dialoga com a ideia de casa, de ninho e de concavidade, algo com que convivemos desde antes de nascermos, no ventre materno. Por isso buscamos, desde a nossa infância, um abrigo, um lugarzinho para encaixar os nossos corpos, onde nossa intimidade se encontre com nossos sonhos e desejos. E ao longo destas salas o visitante poderá transformar tudo isso em matéria. E por isso é um grande prazer trazê-la para Jundiaí, em parceria com a UGE, que é diferenciada e sempre demonstra muito zelo, cuidado e acolhimento”, explica a artista, que já foi curadora dos projetos educacionais da Bienal de São Paulo.

Abertura da exposição foi na tarde desta sexta-feira (06)

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, fez um convite especial aos visitantes. “Os conceitos envolvidos na exposição desta artista tão renomada e conhecida vão ao encontro das propostas pedagógicas do programa Escola Inovadora, que entendem e incentivam a criatividade e a investigação como estratégias de aprendizagens fundamentais e alinhados com o dinamismo moderno. Por isso, fica o convite tanto para educadores quanto para as famílias, para que visitem o Ciempi neste período e prestigiem a proposta”.

Antes da abertura oficial, a UGE já havia promovido na tarde dessa quinta-feira (05) uma palestra da artista com a equipe de diretores, supervisores e coordenadores da Unidade, seguida de uma oficina com as propostas da exposição.

Abrigos
A exposição toma conta de três dos ateliês do Ciempi. No Ateliê 1 está instalada a Sala das Bandeiras, destinada à primeira etapa da proposta da exposição, com cartazes, canetões e fitas, para que o público inicie o projeto criativo e de invenção a partir do desenho. Já no Ateliê 2, a Sala do Projetar, estão disponíveis os materiais necessários para tornar visível a proposta do visitante, por meio da prototipagem e construção das maquetes. E por fim, no Ateliê 3, a exposição traz a Sala de Construir, onde o visitante pode montar, em tamanho real, o abrigo idealizado durante a visita.

“Abrigos para Sonhos e Corpos” segue no Ciempi até o dia 06 de dezembro e tem visitação gratuita para crianças, educadores e público em geral, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, com exceção de feriados. Já as visitações de grupos devem ser previamente agendadas, por meio do e-mail ciempi@jundiai.sp.gov.br.

O Ciempi fica na avenida União dos Ferroviários, 341, em frente ao Complexo Argos.

Educadores da UGE participaram de uma atividade com a artista nessa quinta (05)

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e TVTEC


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/06/nova-exposicao-no-ciempi-mistura-inspiracao-e-materialidade-a-partir-da-criacao-manual/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original