Outubro Rosa: equipamentos de saúde promovem ações de conscientização

Publicada em 06/10/2023 às 08:00

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família realizam atividades especiais para marcar a Campanha Outubro Rosa, que anualmente alerta as mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste sábado (7), ações serão realizadas em bairros como Retiro, Tamoio e Rio Acima.

“Ao longo do mês, os equipamentos da Atenção Básica vão envolver as comunidades, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de a mulher buscar as consultas, realizar exames preventivos, como a mamografia, e também sobre a adoção de medidas simples, como alimentação saudável e prática de atividades físicas. Em Jundiaí, a rede municipal de saúde tem um fluxo bem estabelecido para diagnóstico e tratamento adequado do câncer de mama, sendo a porta de entrada as UBSs, as Novas UBSs e as Clínicas da Família”, ressalta a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Ana Paula Rosa.

Todos os anos, as equipes da saúde preparam ações para conscientizar a população

Das 7h30 às 12h, as UBSs Retiro e Guanabara participam do 2º Encontro Unidas Venceremos – Meninas de Peito, promovido pela Associação de Moradores da Região do Retiro. As atividades serão realizadas no Centro Esportivo Benedito de Lima, à avenida Osmundo dos Santos Pelegrini, nº 1.364.

Durante a programação do evento, que contará com ações como caminhada partindo da praça da NIPO, aferição de pressão e teste glicêmico, spa da beleza, massagem, palestras, aula de zumba e café da manhã, as equipes dos serviços farão a captação de mulheres elegíveis para exames de mamografia. “Vamos sensibilizar as mulheres a partir dos 40 anos e elas sairão com o formulário preenchido para o agendamento desse importante exame de rastreio”, ressalta a gerente da UBS Retiro, Aline Paiva Bertolucci.

Mais ações
Já na UBS Tamoio, as ações vão das 9h às 14h. Além dos pedidos de mamografia, serão realizas orientações sobre os cânceres de mama e colo de útero, auriculoterapia e apresentação musical. O equipamento também participa do Dia D Multivacinação para atualizar as carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Na UBS Rio Acima, o sábado terá orientação para as mulheres e muita diversão para as crianças, das 9h às 14h, com brinquedos infláveis e muita música.

Até o final do mês, mais programações serão realizadas nos bairros. Para participar, basta procurar a unidade para se informar.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/06/outubro-rosa-equipamentos-de-saude-promovem-acoes-de-conscientizacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original