Conferência Municipal de Cultura será na próxima semana e abre as inscrições para interessados

Publicada em 10/10/2023 às 16:41

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) realizam, na próxima segunda (16) e terça-feira (17), a 5ª Conferência Municipal de Cultura. A programação em ambos os dias vai das 18h às 22h e será realizada na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).

“A etapa municipal da Conferência precede as fases estadual e federal, e tem como objetivo dialogar acerca dos eixos temáticos propostos pelo Ministério da Cultura (MinC), eleger os delegados que representarão o Município nas etapas seguintes e discutir as atualizações necessárias do Sistema e do Plano Nacional de Cultura”, explicou o diretor do Departamento de Cultura da UGC, João Carlos De Luca.

Para participar da Conferência Municipal como ouvinte ou como delegado, o interessado deve realizar inscrição prévia, por meio de formulário on-line, entre as 18h desta quarta-feira (11) e o domingo (15).

Programação
Na próxima segunda-feira (16), durante a primeira noite da Conferência, a programação traz um workshop com o historiador e escritor Célio Turino, além de uma palestra especial promovida pelo MinC.

Já na terça-feira (17), a programação terá a divisão dos grupos de trabalho, com as discussões por eixos, indicação dos delegados para votação em plenário e validação das propostas e eleição dos delegados para a etapa estadual.

Os eixos propostos pelo MinC para esta edição da Conferência são: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4589-6800.

As etapas estadual e federal da Conferência deverão ser realizadas, respectivamente, até o mês de dezembro deste ano e entre os dias 04 e 08 de março de 2024.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/10/conferencia-municipal-de-cultura-sera-na-proxima-semana-e-abre-as-inscricoes-para-interessados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original