Confira o “Abre e Fecha” do Feriado da Padroeira do Brasil

Publicada em 10/10/2023 às 10:15

Por conta do feriado nacional do Dia da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, comemorado na próxima quinta-feira (12), os equipamentos públicos do Município podem ter seus horários de funcionamento alterados neste período, conforme estabelecido pelo decreto 29.377, de 14 de outubro de 2020.

Paço Municipal
O Paço permanece fechado entre quinta-feira (12) e domingo (15) reabrindo na segunda-feira (16), às 8h.

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Clínicas da Família, os Ambulatórios, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Academia de Saúde, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e os CAPS 2, 3 e Infantojuvenil encerram o expediente nesta quarta-feira (11) e reabrem na segunda-feira (16). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As Unidades de Pronto Atendimento (PAs) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) e Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), para atendimento de adultos e crianças. O PA Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia) opera diariamente, das 7h às 22h (com fechamento dos portões às 21h), para o cuidado de adultos e de crianças. Já a UPA Vetor Oeste (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155), atende diariamente, 24h, demanda geral adulto e criança.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PA Central (adultos) e para a UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos), diariamente, 24h. O Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Universitário (HU) permanecem sem alteração no fluxo de atendimento.

A vacinação vai até quarta (11) nas UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, conforme o horário de cada sala de vacina. O serviço será retomado na segunda-feira (16).

Educação

As unidades escolares e o setor administrativo da Unidade de Gestão de Educação (UGE) no Complexo Argos permanecem fechados de quinta (12) ao domingo (15) e reabrem na segunda-feira (16).

Mobilidade e Transporte
As linhas de ônibus do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), vão circular com tabela/horário de domingos e feriados, exceto:

Linha 974 – Terminal Hortolândia / Terminal Eloy Chaves – via Distrito Industrial, que irá operar com a tabela de sábados;

Parque da Cidade e Mundo das Crianças, será disponibilizada linha 307 – Terminal Hortolândia – Parque da Cidade – para atender demanda de famílias que vão se divertir nesses parques municipais;

Transporte Coletivo sofre alterações durante o período de feriado prolongado

Além disso, haverá o monitoramento dos fiscais de Transportes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), e ônibus extras permanecerão à disposição nos terminais, para, em caso de necessidade, serem utilizados no atendimento aos passageiros.

Já na sexta-feira (13), o sistema operacional de ônibus municipal irá funcionar com tabela horária de dias úteis, com exceção das linhas Universitárias (410, 420, 425, 430, 446, 448, 450, 460, 480)  que não vão operar e da linha 577 – Paço Municipal que vai operar com tabela especial, devido ao ponto facultativo no Paço.

No sábado (14), as linhas circulam com tabelas/horárias de sábado, e no domingo (15), com tabelas/horárias de domingo.

As tabelas horárias dos ônibus podem ser conferidas no site do SITU ou ainda, os passageiros podem acompanhar em tempo real as viagens dos veículos em circulação, pelo aplicativo CittaMobi disponível para celulares.

Feiras e varejões
A programação de feiras e varejões segue com horário e funcionamento normais, com exceção do Varejão Noturno da Argos (no estacionamento lateral do prédio da Biblioteca), que não terá funcionamento na quinta-feira (12).

As feiras livres e os varejões estarão funcionando normalmente exceto o Varejão Noturno da Argos dia 12

Toda a programação, locais e horários podem ser consultados no site do Agronegócio e Abastecimento.

Coleta de lixo
Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

Parques e complexos esportivos
O Parque da Cidade estará aberto todos os dias, das 6h30 às 18 horas, com entrada permitida até às 17h. Na quinta-feira (12), haverá uma programação gratuita em comemoração ao Dia das Crianças, das 9h às 17h.

O Mundo das Crianças também vai funcionar durante todo o feriado, das 7h às 17h, com entrada até às 16h. Para visitar, é necessário agendamento prévio pelo site https://mundodascriancasjundiai.com.br/agendamento/.

O Parque Mundo das Crianças vai receber certamente um grande público

Ambos estão localizados na Rodovia João Cereser, Pinheirinho, respectivamente com acesso pelos quilômetros 64,4 e 66, com entrada e estacionamento gratuitos.

O Jardim Botânico; os parques Botânico Eloy Chaves, Ângelo Costa (Engordadouro) e Antônio Garcia Machado (Jardim do Lago); as Praças Família Jundiaí & Espaço PET da Nove de Julho, Vila Rami e Ponte São João; e os bosques Onofre Canedo (Almerinda Chaves) e do Jardim Copacabana permanecem abertos das 7h às 17h durante o período. Nos parques de grande porte, a entrada será permitida somente até as 16h.

Já os complexos esportivos estarão abertos e seguindo horário especial de funcionamento. Na quinta-feira (12): horário de plantão Bolão: das 6h às 18h. Os demais espaços esportivos estarão abertos das 8h às 18h.

Na sexta-feira (13), os complexos esportivos funcionarão em seus horários normais – Bolão e Romão de Souza das 6h às 22h e os demais seguem o funcionamento padrão.

Para o sábado (14), Bolão das 6h às 18h e os demais espaços das 8h às 18h. e no domingo (15), o mesmo esquema da quinta-feira horário de plantão Bolão: das 6h às 18h. Os demais espaços esportivos estarão abertos das 8h às 18h.

Cultura
O setor administrativo da Unidade de Gestão de Cultura no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) permanece fechado ao público durante o período, realizando o atendimento somente para grupos que já agendaram atividades no local.

Os demais equipamentos culturais terão os seguintes horários de funcionamento:

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos): aberta na quinta (12), sexta (13) e sábado (14), das 10h às 17h, e fechada no domingo (15);

A Biblioteca tem programação especial nos dias 12 e 14, totalmente gratuitas

Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens): aberta na quinta (12), sexta (13), sábado (14) e domingo (15), das 9h às 13h

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro), Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro), Museu Ferroviário (avenida União dos Ferroviários, 1760 – abertos na quinta (12), sexta (13), sábado (14) e domingo (15), das 10h às 17h; Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) aberto à visitação todos os dias, sempre das 10 às 17h.

Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro): aberto todos os dias para as apresentações agendas com a programação completa podendo ser conferida junto ao site https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda/

O CEU das Artes permanece fechado durante o período e o Museu da Cia. Paulista também segue fechado.

DAE
A DAE Jundiaí informa que a sede administrativa e os Postos de Atendimento da Vila Hortolândia, Centro, Ponte São João e Eloy Chaves não terão expediente nesta quinta e sexta-feira (dias 12 e 13 de outubro), em função do Dia de Nossa Senhora Aparecida. Já o Poupatempo estará aberto na sexta-feira (13), das 9h às 17h, e no sábado (14), das 9h às 13h.

Em caso de emergência, a Central de Relacionamento da DAE está à disposição pelo telefone 0800 0133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas no site da empresa (https://daejundiai.com.br/).

Jundiaí Empreendedora

O Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping – onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo –, permanecerá fechado nesta quinta (12) e sexta-feira (13), reabrindo na segunda-feira (16), a partir das 8h.

Procon
O Procon Jundiaí também permanece fechado durante o período, retomando o atendimento na segunda-feira (16), de maneira remota, pelo site consumidor.gov.br ou por meio de formulário on-line, ou de modo presencial mediante agendamento prévio. Mais informações sobre as formas de agendamento podem ser obtidas no site do Procon Jundiaí, na aba Formas de Atendimento.

Iprejun

O Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN) encerra o expediente nesta quarta-feira (11), às 17h, e retoma o atendimento na segunda-feira (16), às 8h.

Fundo Social
O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, Anhangabaú) permanecerá fechado na quinta (12) e na sexta-feira (13). As atividades serão retomadas na segunda-feira (16), às 8h.

Assistência e Desenvolvimento Social
O Centro Pop (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro), para o atendimento à população em situação de rua, fica aberto até quarta (11), às 17h, retomando o atendimento normal na segunda (16). Durante o período, as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) dão continuidade às ações de busca-ativa e ficam disponíveis para acionamento e atendimentos a chamados, 24 horas por dia, pelo telefone (11) 98531-0146.

Fumas
A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) também permanece fechada entre quinta (12) e o domingo (15), e retoma o atendimento presencial na segunda-feira (16), às 8h.

Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos todos os dias, das 7h às 17h, para sepultamentos, visitações e reformas.

São permitidos velórios de até duas horas de duração, para óbitos não causados por Covid-19, e com controle de acesso de pessoas no local e com protocolos sanitários e de distanciamento. Já o atendimento do velório segue funcionamento 24 horas por dia, podendo somente uma pessoa por vez fazer a declaração de óbito.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotoógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/10/confira-o-abre-fecha-do-feriado-da-padroeira-do-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original