Jundiaí sedia 2º Encontro KAVOD perda Gestacional e Neonatal
Publicada em 11/10/2023 às 10:45Neste domingo (15), a partir das 9h, acontece na Sala Santos Jundiaí, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o 2º Encontro KAVOD sobre o Dia Internacional de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal. O evento tem apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
O encontro traz em seu nome o significado das palavras em hebraico “Honra e Respeito” e cujo objetivo, além de honrar a história das famílias e dos bebês que viveram por um breve período na Terra (dentro ou fora do útero de suas mães), trazer também à reflexão o respeito do nascer e do morrer.
Neste ano, uma programação especial foi organizada como parte de um movimento internacional acerca deste tema. O intuito é atingir o maior número de pessoas e sensibilizar os mais diversos setores da sociedade sobre as questões que envolvem a perda gestacional e neonatal, trazendo este assunto, que é considerado tabu na sociedade e provocar transformações no pensar e no agir.
Segundo Bruna Spregacini Diez, idealizadora do evento o projeto nasceu junto com seu filho que não pôde ficar para contar a sua própria história. Nessa caminhada, ela descobriu que muitas famílias são identificadas pela mesma dor, mas o processo de luto de algumas é mais traumático do que outras, principalmente quando não há acolhimento no nascer e no morrer do bebê. “Esse evento também têm o intuito de instigar e provocar mudanças na sociedade, passando por hospitais, cartórios, funerárias, faculdades e leis”, completa a idealizadora.
O encontro é voltado aos pais enlutados por seus bebês, profissionais de saúde e sociedade em geral, que tenha interesse no tema. A entrada é gratuita.
O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro, com estacionamento gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 989001594 (somente whatsapp) ou e-mail: encontrokavod@gmail.com.
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO
9h – Abertura – Sala Santos Jundiaí
Bruna Spregacini Diez – Mãe da Helena e Micaela na Terra e do Aaron no Céu, Bailarina, Internacionalista, Pós-graduada em Gerente de Cidades. Idealizadora e organizadora do Encontro KAVOD e do vídeo de dança “AARON – nosso sonho” exibido nas redes sociais como ação de conscientização do Dia Internacional de Sensibilização das Perdas Gestacionais e Neonatais em 2020. Ex-colunista do coletivo Do Luto à Luta grupo de apoio a esse tipo de perdas.
Juliana Santos – Mãe dos anjinhos Sol e Lua Helena. Bacharel em Educação Física, terapeuta e instrutora de Pilates, especializou-se em danças ancestrais nos estilos orientais e americanas sendo dançarina, coreógrafa e professora de Dança do Ventre nos estilos tradicional, Tribal Fusion e Tribal FatChanceBellyDance®. Proprietária e diretora do “Núcleo de Dança e Bem Estar – Juliana Santos”, promove atividades terapêuticas voltadas para o crescimento físico, mental e espiritual de seus alunos e clientes.
9h10 às 9h25 – Gestores da Prefeitura de Jundiaí – As conquistas e os desafios do município como Cidade das Crianças. Os cases de sucesso nos segmentos da Saúde, Educação, Cultura bem como outras ações que envolvam o acolhimento e atendimento à criança, sua família e cuidadores.
9h30 – Apresentação de Dança – Núcleo Juliana Santos
9h40 – Perla Frangioti – Diretrizes de acolhimento no Brasil e no Reino Unido
Mãe da Clara e da Heloísa (em memória), professora e co-fundadora do Transformação – grupo de apoio à perda gestacional e neonatal. Militante por políticas públicas e garantias de direitos às famílias enlutadas pela perda perinatal. Formada em Aconselhamento no luto com ênfase no trabalho com grupos (Fundação EKR). Mestre em Educação Física escolar (UFSCar)
10h30 – Ivana Tolotti – “Por que falar do luto e níveis de intervenção”
Psicóloga e Psicoterapeuta EMDR; Cofundadora do Flor de Cerejeira Instituto de Psicologia; Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto (4 Estações Instituto de Psicologia); Membro da equipe de resposta a emergências e desastres do Instituto Maria Helena Franco de Psicologia; Pós-Graduada em Famílias Enfrentam Crises: Psicoterapia com Base na Teoria do Apego (4 Estações Instituto de Psicologia). Atua principalmente com os temas: formação e rompimento de vínculos; trauma, morte e lutos.
11h – Gustavo Abrell – “Luto do Homem”
Pai do Joaquim e da Flora, marido e companheiro da Luciana. Pai enlutado e voluntário no ILP (Instituto do Luto Parental) desde o começo de 2023. Como pai de Joaquim, que os deixou em corpo, mas preencheu suas vidas com muito amor, compartilha da sua história, dores e amores, na esperança de manter sempre viva a história do seu filho, e a de tantas outras famílias.
11h30 – Ligia “A importância dos grupos de apoio”
Idealizadora e co-fundadora da Ong de apoio ao luto gestacional, neonatal e perinatal Casa Mães para Sempre, hoje Instituto do Luto Parental. Sócia e co-fundadora da empresa Iamaní chás orgânicos, que apoia os projetos sociais Casa Mães para Sempre ILP e Mulheres da Terra.
12h – Encerramento – pocket show – Juliana Santos
12h30 – Homenagem aos bebês que partiram – plantio de árvore
Sala São Paulo Railway
14h- Oficina de dança terapêutica – Juliana Santos
15h – Oficina de bordado em folha com roda de conversa – Renata Gibelli
17- Encerramento
Assessoria de Imprensa
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original